sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Esdras 7
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Sempre que houver necessidade Deus levanta alguém espiritual para reavivar Sua igreja. Depois do templo terminado o rei Artarxerxes libera Esdras e outros exilados a voltar do exílio para Jerusalém. Quem era Esdras? (veja Esdras 7):

1. Esdras era religioso: Ele pertencia à sétima geração da linhagem sacerdotal iniciada em Arão, o primeiro Sumo sacerdote (vs. 1-5).

2. Esdras era versado na Lei do Senhor: Ele estudava seriamente a Palavra de Deus e a praticava piedosamente (vs. 6-10).

3. Esdras era um homem abençoado: Ao liberá-lo para ir a Jerusalém o rei da Pérsia se dispõe a prover todas as suas necessidades; além disso, o rei ordena a seus oficiais para que o ajudem em tudo o que precisar (vs. 11-24).
4. Esdras era líder de respeito: Artarxerxes o escolhe para governar e conduzir as pessoas na lei do Senhor (vs. 25-26).

5. Esdras era alguém grato a Deus: Em reconhecimento de tudo o que recebera Esdras louva a Deus com alegria (vs. 27-28).

Só alguém com tais características pode ser um excelente líder espiritual. Deus precisa de pessoas assim para reavivar Sua igreja que está morna, indiferente e relaxada espiritualmente. Será que Deus escolheria você? Caso Deus não te escolhesse, mas escolhesse alguém para reavivar teu fervor espiritual, te alertasse de tua fé trôpega e teus erros espirituais, você aceitaria? Seja humilde para que nunca rejeites quando Deus tentar usar alguém para falar com você!

O que um líder deve fazer para promover grande espiritualidade em Seu povo, em sua igreja e em sua família? Baseado em Esdras 7:10 há três passos a serem seguidos que agradam a Deus e atraem a proteção divina:

1. Prepare o teu coração para buscar a Deus: O líder deve ser estudioso da Palavra de Deus, não apenas leitor. Deve aprofundar-se nas revelações emanadas da mente de Deus. É necessário hoje gente que conheça bem a Bíblia e o Deus da Bíblia. Muitas igrejas trocaram o estudo criterioso da Bíblia pela voz do coração; atualmente é extremamente necessário líderes que saibam usar corretamente a Bíblia sem mistura com filosofias, sistemas e alocuções humanas.

2. Viva as orientações da palavra de Deus: Quem não vive o que sabe é hipócrita, e hipócrita não opera segundo o Espírito Santo, mas segundo o espírito da mentira. Não é de teoria que as pessoas precisam, é de exemplo. Esdras, além de estudioso da Bíblia, buscava a prática da piedade; pois não basta conhecer, é preciso viver as verdades bíblicas.

3. Ensine a Palavra de Deus: Só quem estuda a fundo a Bíblia e vive as suas orientações pelo poder do Espírito Santo está verdadeiramente apto para transmiti-la aos outros. A pregação pura da Palavra da verdade é o meio mais eficaz de conduzir as pessoas a viver para Deus. Nunca substitua esse instrumento de Deus para tocar corações por qualquer outra coisa! Nunca ignora a pregação da Palavra de Deus!

Por que você acha que Esdras 7 contêm várias vezes que a boa mão do Senhor seu Deus estava sobre Esdras? (vs. 6, 9, 14, 28). A compreensão deste capítulo é de suma importância para as profecias de Daniel, contemporâneo de Esdras, que também participou dos 70 anos de cativeiro babilônico. O Templo foi reinaugurado em 586 AC exatamente 70 anos depois de sua destruição por Nabucodonosor em 516 AC. E no ano 457 AC, que era o sétimo ano do rei Artarxerxes I, Esdras subiu de Babilônia com tudo o que pediu ao rei (Esdras 7:1-6). Ainda o rei lhe entregou uma carta contendo instruções específicas para reedificar Jerusalém (7:12-26). Esse decreto é o que contempla Daniel 9:25 que inicia a profecia que aponta para o Messias dando 70 semanas de anos (490 anos) de misericórdia a Israel. Tal decreto deveria chegar em Jerusalém, era plano de Deus; por isso, Deus protegia Seu plano e Seu servo. Muitas profecias não seriam entendíveis sem o livro de Esdras, e como muitos o ignoram tratando-o quase como insignificante, tem muita gente que não compreende as profecias; outros quando as interpretam atiram para qualquer lado por não terem uma base sólida nos escritos inspirados de Esdras. Desafio você a estudar mais esse pequeno, mas tão importante livro inspirado; tão sagrado quanto qualquer um dos 65 livros que contêm a Bíblia. Faça sermões, comentários e estudos dirigidos baseado em Esdras, será uma grande bênção! Utilize esse livro em reuniões de busca por reavivamento!
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...