terça-feira, 21 de maio de 2013

Reavivados por Sua Palavra - II Crônicas 33


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Biblica  - II Crônicas 33

Comentários de: Jeffrey Marshall
Os livros de primeiro e segundo Crônicas apresentam um padrão muito parecido com do livro de Juízes : pessoas ignorando a Deus, caindo em problemas, voltando a atenção para Deus e, após disso, a restauração. Os adolescentes têm um nome para isso. Todo ano eu peço aos alunos de minhas aulas de bíblia para que descrevam como está sua relação com Deus. Sempre um aluno responde: “montanha russa”, ou seja, “para cima e para baixo”. E mais de metade da classe concorda com ele.

Como podemos quebrar este ciclo? Uma leitura mais atenta da história de Manassés nos dá algumas pistas de como ele poderia ter influenciado melhor seus descendentes.

Manassés começou seu reinado ignorando a Deus ao ponto de sacrificar seus filhos e praticar bruxaria. Aí, então, ele caiu em apuros quando Deus permitiu que os assírios o levassem cativo e o levassem humilhado a Babilônia. Lá, finalmente, ele voltou o seu olhar para Deus e foi restaurado: “Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais; fez-Lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então reconheceu Manassés que o Senhor era Deus “(versos 12-13).

Lemos que Manassés “tirou da Casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo …” (15). Esta, que foi uma boa atitude, entretanto não foi completa, pois mais adiante está registrado que “Amom [seu filho] fez sacrifício a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai, tinha feito .. . ” (v 22). O que será que levou Manassés a ter simplesmente retirado os ídolos do templo ao invés de destruí-los? Será que havia ainda algum resquício de ligação emocional entre ele e estes ídolos? Que desculpas teria dado Manassés para não destruir os ídolos que tanto mal haviam causado a si, à sua família e ao reino? A que ponto as tendências de Amom teriam sido influenciadas para o bem se Manassés tivesse priorizado, um exemplo paterno de dedicação irrestrita às coisas de Deus?

Nossa conversão somente é completa quando chegamos a destruir completamente nossas ligações com aquilo que nos afastou de Deus e tanto mal nos fez. Nossos filhos e conhecidos precisam da ajuda deste exemplo de comprometimento total para se afastarem da experiência de altos e baixos espirituais.

Jeffrey Marshall
Geração Juventude para Cristo.
Trad/Adap – JAQ/GASQ/JDS

Leia na Bíblia: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2cr/33
Fonte: http://reavivadosporsuapalavra.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...