segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lições de vida


Leia na Bíblia- Neemias 7
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Para reorganizar um povo, uma nação, é preciso fazer um censo para saber quantas pessoas são e em quê elas podem ser úteis. O livro de Neemias é um relato inspirado das coisas que ele ia fazendo. Ele contou o povo de Deus, realizando um censo de todos os exilados que retornaram a Jerusalém e a Judá (Neemias 7).
1. Os 72 líderes-chave (vs. 5-7)
2. Os líderes dos clãs (vs. 8-38)
3. Os sacerdotes (vs. 39-42, 63-65)
a. Aqueles com registros genealógicos (vs. 39-42)
b. Aqueles sem registros genealógicos (vs. 63-65)
4. Os levitas (v. 43)
5. Os cantores (v. 44)
6. Os porteiros (v. 45)
7. Os servidores do Templo (vs. 46-56)
8. Os filhos dos servos de Salomão (vs. 57-60)
9. Famílias sem registros genealógicos (vs. 61-62).
A contagem resulta num total de 49.942 pessoas. Elas trouxeram 8.126 animais. E alguns dos líderes ofereceram presentes caros para auxiliar no projeto de reconstrução dos muros da cidade. Quantas informações específicas que aparentemente não significa nada para nós deste capítulo, mas revela a organização, senso de responsabilidade, empenho e dedicação de um líder! Meditemos e aprendamos preciosas lições espirituais!

Há tempo para tudo, se tudo for feito organizadamente. Depois que os muros foram reconstruídos, isso num período recorde de 52 dias, o foco do livro de Neemias passa a ser as pessoas que retornaram do exílio e a reconstrução da vida espiritual delas. Depois do muro pronto, a comunidade precisava ser reorganizada. Uma cidade não é feita só de muros, mas de pessoas. Não adianta concertar os muros e deixar a vida das pessoas danificadas. Neemias 7 é o primeiro capítulo no investimento nas pessoas depois de ter investido na proteção delas na cidade de Jerusalém. Um princípio claro neste capítulo inspirado pelo Espírito Santo destinado a mim e a você é: A reestruturação da comunidade está ligada a duas áreas: A segurança e a liderança. Com relação à segurança:
1. Neemias estabelece porteiros e guardas diurnos;
2. Os portões da cidade não abririam muito cedo pela manhã e nem se fechariam muito tarde;
3. Neemias instituiu vigias noturnas;
Com relação à liderança,
1. Neemias nomeou Hanani para governar Jerusalém, ele era comprometido com seu povo e respeitado por ele.
2. Neemias nomeou Hananias para ser comandante da fortaleza, ele era um homem fiel e temente a Deus, mais que os demais.
Um povo tem tudo para crescer e avançar com líderes com as características de Hanani e Hananias, homens que não brincavam de servir a Deus, e que levavam as coisas a sério. Como precisamos de líderes assim em nossa nação!

Destacamos algumas lições de vida de Neemias capítulo 7, Deus nos deixou esse capítulo em Sua Santa e Sagrada Palavra para nós, ele é tão inspirado quanto qualquer outro capítulo bíblico. Ele tem instruções importantíssimas:
1. Valorize a história de tua família, igreja e comunidade: Quando Deus pôs no coração de Neemias o desejo de ajuntar o povo para registrar as genealogias (v. 5), não teve muito trabalho, pois encontrou o registro pronto. Cada nome tem uma história, um significado e um valor (vs. 6-73).
2. Um povo que conhece sua história é um povo forte para avançar: Toda família, toda igreja e toda cidade deveria reconhecer a importância de preservar a sua história; quem tem memória de quem é tem raízes que sustentam enquanto avança para o futuro.
3. Na liderança não deve entrar qualquer um: Para governar e ou liderar pessoas deve ser escolhidas pessoas fieis e tementes a Deus (v. 7).
A Bíblia não se limita apenas a questões espirituais, mas as questões espirituais devem estar presentes em todos os pontos da vida, seja ela política ou religiosa; seja a pessoas físicas ou jurídicas. Deus deve estar em primeiro lugar sempre e em tudo! Para uma cultura que prega que não se devem misturar as coisas, a Bíblia prega que os princípios do Céu devem reger cada parte da vida e da sociedade! Eis o segredo do sucesso verdadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...