terça-feira, 11 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Neemias 8
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Vida. Vida em abundância. Vida cheia de alegria. Vida máxima. Vida com sentido. Isso é o verdadeiro reavivamento, e só acontece ao desenvolver o aspecto espiritual. No entanto, o aspecto espiritual verdadeiro só se desenvolve quando o povo se volta para Deus mediante a leitura correta de Sua Palavra (Neemias). A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. O sermão para restaurar vidas deve ser expositivo, conforme vemos neste capítulo. Pregação baseados em recortes de jornal, livros mesmo religiosos ou em histórias extra bíblicas podem até prender a atenção, mas não gera transformação. Saber aplicar ao coração as verdades da Palavra de Deus toca à alma do ouvinte, restaura a alegria e produz sentido à vida. Por que você não lê mais a Bíblia? Por que você não se empolga com a pregação? Por que nas igrejas os sermões que estão sendo substituídos por shows? Será que a Palavra de Deus está ocupando o lugar que deve ocupar no culto ou tem outras coisas sendo consideradas mais importantes? A Bíblia deve ocupar um lugar central na igreja e no culto para poder ocupar um lugar central no coração do adorador. Sem isso será impossível um reavivamento cheio de alegria, entusiasmo e emocionante! Deixe que a Palavra de Deus esteja no centro de tua vida, permita que Seus princípios sejam estampados em tua alma a fim de que tua conduta seja regida por eles; e, a alegria reinará em tua vida!

Precisamos voltar a ser o povo da Bíblia como aconteceu com o povo da época de Neemias (Neemias 8). Os adventistas viveram um reavivamento quando era o povo da Bíblia. A Igreja avançou muito, com muita motivação e determinação quando a Bíblia era mais apreciada, mais valorizada, mais lida e mais praticada. A igreja expandiu-se para todas as direções. Todos pregavam em todo e qualquer lugar. Os evangélicos respeitavam os adventistas e até temiam. Não tinha ninguém que conseguia debater a Bíblia com um adventista e ver a possibilidade de ganhar. Os jovens pregavam doutrinas e profecias, homens e mulheres, pastores e leigos faziam séries de evangelismo e fundavam inúmeras igrejas. Enquanto a igreja estava mais concentrada em Deus e em Sua Palavra Deus acrescentava-lhes aqueles que iam sendo salvos como no avivamento de Atos 2. Biblicamente, o povo de Deus, o então povo de Israel, experimentou reavivamento e reforma quando voltaram para as Sagradas Escrituras de corpo e alma. Todo movimento que resultou em avivamento e reforma esteve intimamente ligado, tanto à oração como ao estudo intensivo da Bíblia. Assim diz o Salmista: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma” (Salmo 19:7). E, em outro lugar, ele ora a Deus: “vivifica-me segundo a tua Palavra” (Salmo 119:25). Somente quando os sermões forem mais bíblicos, somente quando os adoradores estiverem dando mais valor à Bíblia que o reavivamento bíblico virá! Avancemos!
A Bíblia deve ser o centro do culto, ela é a vontade de Deus para nós. Durante sete dias, de manhã cedo até ao meio-dia, Esdras e seus auxiliares abriram o livro da Lei à vista de todo o povo, e davam explicações para que pudessem entender o que se lia (Neemias 8:18). Essa leitura produziu grande onda de arrependimento, reavivamento e uma decisão coletiva de obedecer a Palavra de Deus. O alimento da Palavra de Deus nutre a todas as pessoas, pois todos carecem da verdade e da graça de Deus (v. 2). A liderança estava à frente do povo e a leitura era feita de um púlpito construído para esta finalidade (v. 4). Houve respeito, temor e reverência para com a Bíblia, povo colocou-se me pé em atitude de reverência a Deus e respeito à Sua Palavra (v. 5). A Bíblia precisa de que alguém a interprete, os auxiliares de Esdras, Neemias e os levitas explicavam ao povo o sentido da Lei. Traziam seu significado para a linguagem inteligível do povo (vs. 7-8). Assim, a Bíblia traz diversos resultados: Confissão, arrependimento e renovação do pacto. Alegria e contentamento, porque haviam ouvido e entendido a Palavra de Deus, ficando em paz com Deus e nutridos espiritualmente. O estudo e o ensino da Bíblia injeta novo ânimo do coração do povo de Deus. O moderno povo de Deus só experimentará poder e reavivamento apenas quando voltar-se totalmente para Deus e a Sua Palavra. Leia, ensine, pregue, explique, proclame a Bíblia e você e as pessoas terão vida!
 (Heber Toth Armí) #rpsp

Curta e compartilhe:
Imagens do Google
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...