sábado, 29 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 3
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Você já ficou sete dias em silêncio só meditando em tudo o que te aconteceu de tão dramática a tua experiência? Jó ficou! Ele só quebrou seu silêncio depois de sete dias na presença silente de seus amigos pasmos diante de sua terrível situação. E, quando abriu a boca, foi para dizer que desejou jamais ter nascido (Leia Jó 3 inteiro). Claus Westerman alega que a declaração de Jó é claramente um lamento sobre si mesmo dirigido a Deus. Claudionor de Andrade diz “Jó não é uma figura lendária; era tão humano como o mais humano dos humanos”. A verdade é que a fé não torna ninguém em super homem, isento do sofrimento e da dor. É por isso que, como disse o teólogo Paul R. House, Jó amaldiçoou o dia de seu nascimento (vs. 1-10), perguntou por que as pessoas devem nascer, ou, se nascem, por que não morrem antes de enfrentar o sofrimento (vs. 11-23); por fim, ele lamentou sua total falta de sossego (v. 23). O sofrimento não impede ninguém de pensar, refletir e ou filosofar sobre a vida ou as questões que inquietam a vida. Diante de qualquer realidade vivida é preciso fazer uma avaliação, uma reflexão. É preciso pensar, mas pensar voltado para o Deus que sabe e pode todas as coisas. Ele vê o que não vemos. Ele conhece o que para nós é desconhecido. Ele tem as respostas que não temos. Ao sofrermos, tenhamos a disposição de refletir sobre a vida ou o porquê da vida, voltados para Deus, o autor da vida!

Jó é o primeiro dos livros sapienciais, sabedoria. Ele contém a mais pura e refinada filosofia já vista. Ele é extremamente profundo, com pensamentos que vão além de Platão e Aristóteles. Se Daniel e Apocalipse é difícil, quanto mais a sapiência divina na boca de um filósofo que descobriu que a verdadeira sabedoria é o temor do Senhor. Jó é sábio. Por isso, David S. Dockery, comentando o capítulo 3 de Jó escreve: “O dia do nascimento está para o indivíduo assim como a criação está para o mundo todo. Jó amaldiçoa o dia do seu próprio nascimento e, ao fazê-lo, inverte a linguagem de Gênesis 1. Ele conclama as trevas a encobrirem o dia, em contraste com ‘Haja luz’ de Gênesis 1:3. Ele conclama as estrelas e o sol se apagarem (Jó 3.9; compare com Gênesis 1:14-19). Jó chega a invocar o nome do Leviatã, monstro simbólico de destruição e caos (Jó 3.8...). .. Para ele, a ordem e a estrutura do universo já estão subvertidos, a vida já não faz sentido”. Com palavras sábias, poéticas e teológicas Jó busca sentido diante do Autor da vida. Num mundo inflamado pela injustiça, Jó 3 revela que por mais íntegro, justo, temente a Deus e distante do mal que uma pessoa anda será impossível viver feliz para sempre. Muitos conhecem três ou no máximo quatro capítulos dos 42 do livro de Jó, é preciso uma mente arguta para atingir o significado de todos os capítulos; enfim, ainda que você não compreenda tudo sobre o livro de Jó, te digo, por experiência própria, estudá-lo aguça a mente.

Você já desejou não ter nascido? Teu sofrimento já foi tão grande que você desejou nunca ter existido? A maioria das pessoas culpam algo, alguém e, quando não a Deus diante de seus sofrimentos. Jó não projetou sua dor a ninguém, nem em sua mãe, nem em seu pai, nem à sua esposa e muito menos a Deus. Ele só não desejou nunca ter nascido. Leia Jó 3. Aprendemos neste capítulo que:

1. O desespero de um verdadeiro servo de Deus pode levar ao desejo de nunca ter nascido: Jó amaldiçoou seu dia natalino, o dia de seu aniversário, desejando que ele fosse retirado da história (vs. 1-10).
2. O desespero de um servo fiel a Deus não deseja a vingança de ninguém, mas pode até desejar ter sido abortado do ventre de sua mãe: A segunda melhor opção para Jó depois de nunca ter nascido seria morrer antes ou durante o nascimento. Ele só lamente o fato de sua mãe tê-lo deixado viver.
Este mundo está marcado pelas obras de Satanás e seus agentes. Lendo Charles R. Swindoll, ele destaca três verdades que merecem nossa atenção neste capítulo:

1. Há dias escuros demais para que o sofredor possa ver a luz.
2. Há experiências de tal forma extremas que os atingidos não conseguem sentir esperança.
3. Há vales profundos demais para que os angustiados encontrem alívio.
Vamos nos aprofundar nesse mar de sabedoria divina. Vamos nos deliciar com a filosofia bíblica. Você topa?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...