terça-feira, 4 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Neemias 1
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
A ideia que permeia a mentalidade de muita gente é que se deve dedicar um tempo para cada coisa, sem misturar as coisas, principalmente não se mistura religião com trabalho, nem com lazer e nem com estudos. Entretanto, a Bíblia, que é o livro texto da religião verdadeira, ensina – se é que alguém queira aprender – que a vida, o trabalho, a família, a política e a teologia devem ser sempre completamente integrados, nunca separados, como se Deus não fosse Senhor e Soberano de tudo. Os textos sagrados devem ser o meio pelo qual a vida em todos os aspectos se incorpora à fé. Os princípios da Palavra de Deus devem reger todo comportamento humano, inclusive as palavras de cada pessoa (Leia Neemias 1:1-11). Neemias era o copeiro do rei, sua função era de um mordomo da corte que verificava se o vinho do rei estava envenenado; era um ofício de extrema confiança, de elevada posição e de grande responsabilidade. Porém, isso não o impediu de ser consagrado, dedicado em palavras e atos diante de Deus e dos homens. Segundo Gene Getz, em sua série Homens de Caráter, “A experiência de Neemias toca a todos os cristãos – independentemente de sermos maridos, pais, pastores, presidentes de empresas, supervisores ou diretores”. A realidade é que, aqueles que não tomarem uma clara e enérgica atitude de renúncia das filosofias da sociedade e um definido "não" às características seculares e mundanas, jamais provará dos incríveis planos de Deus.

Para quê você lê a Bíblia? E, como você a lê? Devemos ler a Bíblia para buscar forças, revigorar as energias e fortalecer a fé. Entretanto, quem faz apenas isso ainda não aprendeu a ler a Bíblia como deve ser lida. O Livro Sagrado tem a função de orientar, exortar e ensinar. É uma pena que existam uns “cabeças duras” (coração duro) que arrogantemente creem que não precisam ser ensinados; a crença deles é que sabem tudo. Porém, se for o desejo de teu coração que a Bíblia exerça a função pela qual foi deixada, te convido a conhecer a história sagrada de um homem extraordinário. Neemias! Ele tem muito a ensinar. “Se você estiver enfrentando o desânimo... ele o ensinará a combatê-lo e sair vitorioso. Se a sua disposição de ânimo desapareceu, ele o ensinará a fazer com que as pessoas saiam do ‘fundo do posso’ e possam novamente ver o ‘sol brilhar’. Se você está lidando com conflitos entre as pessoas a sua volta, ele o ensinará a resolver isso de acordo com Deus... uma das maiores lições que Neemias vai lhe ensinar é como orar” (Dr. Bruce H. Wilkinson). Quem não aprende a orar não aprende a ler a Bíblia e nem praticar a mais bela das comunicações. Quem não aprende orar perde de ver coisas impossíveis acontecerem nos momentos mais improváveis. Quem não aprende a orar, não perde a metade da vida; perde a vida inteira, e... por fim, a vida eterna! Encare as tuas fraquezas espirituais, repare as arestas de tua vida e cresça na fé e na graça com o livro de Neemias!

A história continua. O livro de Neemias continua a história do remanescente restaurado que voltou do exílio a Jerusalém. Enquanto o livro de seu contemporâneo Esdras enfatizou a restauração religiosa de Jerusalém, o livro de Neemias destaca a restauração política da cidade. E, neste texto sagrado percebe-se a esfera política e religiosa ligadas a tal ponto de David S. Dockery de dizer que é “indissolúvel”. Neemias 1 nos mostra como fazer uma oração com objetivo e obter respostas em meio ao trabalho:

1. Apresente a realidade da situação a Deus com sinceridade: O povo de Deus desobedeceu a Deus e deve ser punido (vs. 4-7);
2. Reconheça as promessas condicionais de Deus: Se o povo se arrepender, Deus promete restaurá-lo (vs. 8-10);
3. Suplique a Deus baseado no item 1 e 2 e seja específico: Neemias pediu a Deus que permitisse que o rei concedesse liberdade aos servos de Deus voltar a Jerusalém (v. 11), pois o povo estava precisando voltar-se para Deus.
Ainda fica claro neste capítulo que, para certas coisas não basta apenas orar, é preciso envolvimento pessoal. Às vezes é preciso tornar-se resposta da oração, mas quem faz isso é Deus. Então, ao orar, atente ao Seu chamado. Muitas vezes Ele te responde colocando um projeto em teu coração! Esteja disposto ao que Deus espera de você! Seja um instrumento de salvação em Suas mãos! Seja hoje o que Ele já sonhou para ti no passado! Viva os planos de Deus e verás magníficas coisas acontecerem!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...