quinta-feira, 20 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Ester 4


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Ester 4
Comentários do Pr. Jean Boonstra
Ao tomar Mordecai conhecimento do decreto de morte emitido por Hamã, nosso nobre e sempre bem vestido servidor público pôs-se na frente da porta do rei, vestido de saco e em desespero. Seu lamento fúnebre recebera eco por todo o reino com o jejum e a oração dos judeus.

Ester teve conhecimento da atitude de Mordecai e angustiou-se profundamente. Ela enviou um novo conjunto de roupas para Mordecai, mas ele as recusou e permaneceu do lado de fora do portão. Através de mensagens levadas por um servo, Mordecai explicou o que acontecera. E tão logo conseguiu uma cópia física do decreto, o enviou para Ester.

Se fosse apenas a sua própria vida que estivesse em risco, muito provavelmente Mordecai teria implorado para que Ester permanecesse calada quanto às suas origens e continuasse dissociada dele e de seu povo para sua própria proteção. Mas não era o caso – muitas vidas estavam agora em jogo. Por conta disso, Mordecai mudou de estratégia, pedindo que Ester comunicasse ao rei o sofrimento de seu povo e intercedesse por ele. Perplexa, Ester enviou de volta a Mordecai uma mensagem lembrando-lhe que todos sabiam que ir ter com o rei sem ser convidado significava a morte quase certa e que havia um mês que o rei não a chamava. E já fazia 5 anos que ela era rainha. Teria o rei se cansado dela? Claro que Mordecai sabia disso, e este pensamento deve tê-lo mantido acordado durante toda a noite anterior.

Mordecai declarou sua confiança na providência de Deus (v. 14), lembrando a Ester que se ela não agisse, o socorro e o livramento de Deus viriam de outra forma, de outro lugar, mas que sua vida estaria perdida com qualquer outro plano. Pedir-lhe que arriscasse sua vida era a única maneira de salvá-la. Ester era o Plano A de Deus e era por este motivo que ela havia se tornado rainha.

Não nos é dito por quanto tempo Ester ponderou nessas palavras. Pode ser que ela tenha contemplado por horas. Mas quando falou, foi muito firme em dizer que todos os judeus em Susã deveriam jejuar com ela por três dias e, então, ela iria à presença do rei. “Se eu perecer, pereci”,. Com esta afirmação ela mostra sua conformação com a vontade de Deus.

Sem dúvida a vida de Ester em seus aposentos de rainha da Pérsia era muito confortável. Sua decisão de arriscar seu conforto e sua vida para salvar seu povo que já estava praticamente condenado mostrou seu caráter.

Não podemos deixar de lembrar, neste momento, de Jesus. Ele deixou tudo no Céu, Seu trono, poder e glória, para vir até nós como um impotente e comum bebê. Ele se sacrificou por nós, um povo condenado, sabendo que o Seu plano era o único plano para a nossa salvação. Seu sacrifício nos mostra o Seu caráter e um coração cheio de amor.

Jean Boonstra
Voz da Profecia

Trad JAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...