sexta-feira, 14 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Neemias 11


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Neemias 11
Comentários do Pr. Pardon Mwanza

Após momentos de confissão e renovação da aliança, é tempo de recompor a comunidade e encher a cidade (Andrews Study Bible).

Comentário devocional:
Poderíamos pensar que as pessoas se mudariam para Jerusalém, agora que o Templo e os murdos da cidade estavam concluídos. Mas não foi assim que aconteceu. Os líderes viviam em Jerusalém (v. 1), mas o resto das pessoas parecia relutante em viver lá. O verso 2 registra que o povo bendisse todos os homens que voluntariamente se ofereceram para morar em Jerusalém.

Deus instruiu Moisés a Lhe construir um santuário, para que Ele pudesse habitar no meio de Seu povo. Por que as pessoas não optaram por morar onde estava o templo e perto da presença de Deus? Com paredes fortificadas, Jerusalém era agora um lugar muito mais seguro para se viver. Por que, então, as pessoas não se mudaram para viver lá dentro?

A razão mais provável é que os israelitas preferiam viver com seus parentes, em suas terras de origem. Porém, outros motivos eram possíveis: (1) Será que viver mais perto da presença de Deus exigia das pessoas um estilo de vida mais rígido de santidade e muitos podem não ter ficado confortáveis com isso? (2) Será que se estivessem dentro de Jerusalém, seus atos seriam vigiados mais de perto e eles se sentiriam obrigados a agir de acordo com a vontade de Deus? Por exemplo, eles não poderiam comprar ou vender no Sábado (Neemias 13:15-17).

A menos que amemos a Deus te todo o coração, não teremos prazer em viver em Sua presença e em fazer a Sua vontade.

“Pai, que sintamos, como nunca antes, que Sua presença é sempre um lugar de segurança para nós.”

Pardon Mwanza
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad/Adap JAQ/GASQ
http://revivedbyhisword.org/en/bible/neh/11/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...