quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 14


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 14
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
A vida é curta! Ela passa depressa! O tempo é veloz, exceto na dor que parece demorado (Leia Jó 14). A questão é: a vida e frágil. Extremamente frágil! Como diz o ditado: “Para morrer, basta estar vivo!” Além de curta, a vida é cheia de problemas, dores e sofrimentos. Jó deseja um pouco da misericórdia divina, já que os humanos são demasiadamente frágeis (vs. 1-6).
Durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, algumas pessoas pobres e perseguidas se refugiaram numa caverna escura e fria. Sofrerem com falta de comida, casa, cama. Além da fome, o frio era intenso. Porém, depois de terem abandonado aquele lugar medonho, achou-se inscrito numa das paredes, o seguinte: “CREIO NO SOL, MESMO QUE ELE NÃO BRILHE. CREIO EM DEUS, MESMO QUE ELE ESTEJA EM SILÊNCIO. CREIO NO AMOR, MESMO QUE ELE ESTEJA OCULTO”.

Diferente destes cristãos, gastamos muito de nosso precioso tempo resolvendo problemas, lidando com situações adversas e lamentando a vida. Quando damos conta, o tempo passou, a vida está chegando ao fim e não fizemos tudo o que sonhamos, nem investimos tempo suficiente em quem amamos. A vida é curta! Então aproveite bem a vida! Valorize-a! Celebre-a! Tem um pensamento popular que diz: Curta a vida, pois ela é curta. Acrescento, curta a vida com Jesus, pois sem Ele a vida é extremamente curta; com Ele, ela não tem fim.

A morte: coisa terrível, cruel e inevitável. Para muitos, inexplicável; para todos, inaceitável! Segundo a Bíblia a morte é a cessação da vida, é ausência de vida! A morte é morte, na morte não há vida! Leia Jó 14:7-12 e veja que a morte é eterna e real. Há muitos que confundem dizendo que depois da morte há vida em outro lugar, então não seria morte; pois morte é exatamente o que é: morte! Não há vida em lugar algum de quem viveu quando veio à morte! Jó afirma convictamente que os seres humanos morrem de vez, ao contrario das árvores que ao serem cortadas crescem novamente. A vida só existe quando o ser humano está vivo, na morte não existe vida! Um pensamento interessante é que “a vida e uma sucessão de sucessos sucessíveis que se sucedem sucessivamente sem cessar". Cessou isso, cessou a vida! A morte é um problema muito maior que o sofrimento, se não se pode evitar nem mesmo o sofrimento, quanto mais à morte. É por isso que Jesus veio a este mundo para morrer em nosso lugar, para resolver o problema da morte, o qual até hoje continua sendo a única solução, embora as pessoas não estejam tão a fim de aceitar tal solução! Convido você a aceitar a morte de Jesus e viver! Jesus morreu para declarar morte à morte! Jesus é mais poderoso que a morte!

Quem se apega a Deus, anseia pelo inesperado. Jó sonhou que Deus se lembrasse dele depois de sua morte; essa era uma vaga, porém, aparentemente sua única esperança! Seria bom se a sepultura fosse uma habitação passageira, onde haveria alívio dos problemas – é o anseio de Jó que não tinha o conhecimento que temos hoje sobre a ressurreição na morte! (veja Jó 14). Quem dera ele soubesse mais! Melhor dizendo, quem dera as pessoas modernas do mundo inteiro soubesse a verdade sobre a morte e a ressurreição. O que Jó ansiava que fosse real, Deus tornou real para todo ser humano. A sepultura realmente é um lugar de alívio da inexplicável hostilidade deste mundo (v. 13); depois da morte haverá ressurreição (v. 14) baseada na maravilhosa graça e misericórdia do Criador (v. 15). Um futuro assim traria alívio a Jó se fosse real; a questão é que Jó não sabia que tais conjecturas era, de fato, verdade; a revelação da verdade é gradativa. Jó não sabia tudo, nem mesmo nós sabemos tudo, embora temos mais revelações do que Jó. A esperança não é o foco do livro; a ênfase teológica consiste em adorar a Deus mesmo quando parece não existir nenhuma esperança. Essa é a teologia de Jó, essa teologia deve caracterizar todo adorador do verdadeiro e poderoso Deus Criador dos Céus e da Terra. Adore a Deus em toda situação, mostre isso na vida diária!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...