quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lições de Vida- Jó 15


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 15
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Interpretação, questão crucial em toda e qualquer situação. Quando alguém é mal interpretado, pode ser até mal tratado. Quando alguém interpreta atitudes positivas como negativas, alguma coisa está errada, não com quem praticou, falou ou fez alguma coisa; mas, com quem interpretou errado. Elifaz deveria ter atentado melhor para as palavras e atitudes de Jó para perceber sua piedade até mesmo diante da adversidade. Porém, Elifaz acusou Jó de ter abandonado o temor de Deus e de auto iludir-se com seu conceito de integridade. Há duas formas de enxergar o mundo, a vida e as pessoas: uma correta e, outra errada, uma verdadeira e outra falsa. Só quem está em sintonia com Deus pode enxergar tudo equilibradamente e interpretar as coisas corretamente. Em cada página que lemos do livro de Jó, vemos o personagem principal – que é Jó – aproximar-se mais e mais da perspectiva correta da vida; porém, seus amigos descambam mais e mais a um interpretação equivocada do mundo, da vida e das pessoas. É por isso que neste mundo quem não pensa biblicamente ou com a mente de Cristo, arrogantemente dirá suas opiniões como se fossem verdades, ainda que falsas; e, acusará àqueles que falam a verdade como se dissessem absurdos, loucuras e mentiras. Cuidado para não agir como Elifaz, leia Jó 15!

A teologia correta sempre existiu lado a lado com falsas teologias. Pessoas que creem no mesmo Deus, têm a mesma Bíblia, porém, acreditam e coisas diferentes. Os que estão errados acusam quem está certo. Os que estão certos não abrem mão de suas convicções. O que acontece nos dias de hoje, aconteceu nos dias de Jó. Destaco de Jo 15:17-35 alguns pontos da teologia de Elifaz:

1. Quem está com a vida desgraçada é porque não tem a graça de Deus.
2. Quem é miserável e está sendo atormentado são pessoas más diante de Deus.
3. Quem não prospera na vida é porque está em falta com Deus.

A verdade é que tem muitos ateus e incrédulos que estão prosperando e aproveitando a vida bem mais que muitos cristãos fiéis. Muitos servos de Deus precisam preservar a integridade, não só em face da perca de bens materiais, mas até em face da perca da vida (Apocalipse 2:10); os apóstolos de Cristo foram todos perseguidos e condenados à morte. Enfim, pense: A teologia de Elifaz está nos púlpitos de nossas igrejas? Você tem sido influenciado por pessoas com a teologia de Elifaz? Ou você crê que, mesmo em face às adversidades, misérias e desgraças por pior que sejam, pode desviar um fiel dos caminhos de Deus? Saiba, não só interpretar bem à Bíblia, mas, também, interprete bem as atitudes de cada pessoa!


Você está sofrendo? Está sendo atormentado? Nada parece dar certo? Na teologia de Elifaz, em Jó 15, que segundo ele é a correta, os que não querem saber de Deus vivem a vida inteiramente atormentados (v. 20), não ficam ricos por muito tempo (v. 29), e, suas casas são destruídas (v. 34). Para ele, os sinceros e fieis a Deus nunca fracassam e os perversos nunca progridem. Nos adverte C. R. Swindoll: “Não importa quem seja o indivíduo. Se você está sendo acusado, deve concentrar-se apenas nos fatos verídicos. Não reaja ou pense em meios de revidar. Se ceder a essas tentações, vai igualar-se ao acusador. Deus honra a integridade. Talvez não imediatamente, mas no final você será justificado”. Se você está agindo corretamente, mesmo que te digam que você age como um sábio, mas que na verdade, você é um tolo; ainda que alguém te diga que teu sofrimento é causado pelo pecado que você não confessou porque você não o cometeu e, por isso, te acusem de ímpio; não revide, pois não adianta. Confie tua causa nas mãos dAquele que julga a todos e reivindica o justo. Os justos que parecem justos verão que foram injustos diante da recompensa dos humildes que são verdadeiramente justos aos olhos de Deus. E, você, é justo ou só pensa que é?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...