domingo, 14 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 18


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 18

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Crítica, nem com palavras sábias fica bem na boca de ninguém! Depois de Jó ventilar a morte como sua esperança (Jó 17), Bildade aproveita e aponta-lhe o destino dos ímpios pecadores impenitente (Jó 18). Onde está o erro na alocução de Bildade? Onde há heresias em sua prédica? Por acaso alguém pode dizer que sua teologia ou filosofia sobre o ímpio não seja verdadeira? Onde está o erro, então? O erro está na crítica. Quem critica ignora fatos e verdades, ainda que use argumentos verdadeiros - as palavras de Bildade não se aplicam a Jó. É tão sutil e ardilosa a crítica que muitas vezes convence a quem quer que seja, menos ao inocente. A crítica é contra a religião bíblica. No livro O maior discurso de Cristo, na página 123 diz: "A atmosfera de crítica egoísta e estreita sufoca as nobres e generosas emoções, fazendo com que os homens se tornem egocêntricos juízes e mesquinhos espias". Quem gosta de criticar fica espiando a vida dos outros para ter motivos de criticar e se torna juiz do mal. Judas criticou Jesus em alguns momentos, seu fim foi o suicídio porque não viveu o evangelho. Ele era discípulo de Jesus, destinado a apóstolo, o maior cargo na igreja de Cristo. Isso mostra que pode haver muitos críticos na liderança da igreja que não vivem o evangelho. O que fazer com eles? Deixe que Deus o julgue, mas não critique como os críticos fazem!

Enganoso é o coração mais do que todas as coisas. O pecador vê os fatos e o julga equivocadamente. Ele vê apenas o que quer ver, esse é o pior tipo de cego que, se não tiver humildade, não se salvará no grande dia do juízo de Deus. Será condenado por suas palavras. Os únicos fatos visto por Bildade eram a situação presente caótica e deplorável em que seu amigo Jó se encontrava e, a partir disso, usava sua teologia para condená-lo (Jó 18). Não houve uma investigação acurada do comportamento de Jó em toda sua vida, as palavras de Jó sobre si mesmo não foram consideradas e sua integridade fora ignorada. Os amigos não conhecem seu amigo? Na hora de criticar, as verdadeiras, bases do julgamentos, são completamente abandonadas; é por isso que Deus diz nitidamente: "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã" (Tiago 1:26). Só não vê quem não quer, esse é o pior tipo de cego! Amigo, se você é um crítico, que julga a tudo e a todos, pare e olhe para si mesmo: Tua religião é vã. Considere a Bíblia, ela não foi dada para você ajuntar argumentos para criticar o próximo, mas para ver onde está o teu erro. É para isso que o livro de Jó foi escrito, estude mais a fundo esse precioso, extraordinário e magnífico livro e, busque orientação de Deus para mudar a tua vida! Abandone de vez a crítica!

 Geralmente quem precisa de repreensão aparenta ser moralista. O crítico considera os outros inferiores a si mesmo porque não vê quem realmente é (Jó 18:1-5). O crítico vê nos outros o que deveria ver em si mesmo (vs. 2-4). Bildade queria que Jó fosse razoável; crendo que religião é pura razão, condena Jó repreendendo-o por reagir meramente à sua dor e por falar de forma irrazoável com seus amigos. O crítico sempre quer ter razão, mas está sempre auto-iludido, enganado-se a si mesmo quer enganar aos outros. Deturpa a religião ao aplicá-la erroneamente. Faz a vontade do diabo pensando que está agindo em prol da obra de Deus. Pressupondo que Jó estivesse sofrendo por causa de seus pecados, Bildade descreve as terríveis aflições do ímpio (vs. 5-21). Quantos Bildades temos em nossas igrejas! Quantos estão assumindo os púlpitos, deixando o rebanho do Senhor sem o puro alimento espiritual! Quantos corações aflitos carecem de conforto dentro da igreja! Quantos sofredores saem desesperados depois de ouvir um sermão! Há muitos Bildades se achando servos de Deus, agentes da moralidade, zelosos da verdade mas não passam do comportamento de Bildade. Estude Jó 18 e, dependendo do Espírito Santo, extraia ensinamentos positivos para serem aplicados a tua vida, tua conversão até agora foi uma farsa se você age como Bildade! Então, converta-se de verdade!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...