terça-feira, 16 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 20


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 20
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Ignorar a sabedoria exposta por um amigo para expor sua própria sabedoria, revela ignorância. Às vezes a ignorância humana é revestida de sabedoria, mas não deixa de ser tolice. Falar precipitadamente leva a falácias vazias. Falar irrefletidamente conduz à discursos superficiais. O segundo discurso de Zofar revela isso. Leia Jó 20. Veja a réplica precipitada: sem analisar, meditar e considerar com calma as palavras do amigo sofredor, Zofar baseia-se na teologia tradicional, e, equivocadamente equiparou o pio Jó aos ímpios. Palavras sem aplicações certeiras ou mal aplicadas saem dos lábios daqueles que não dependem de Deus para falar; confiam em seu próprio conhecimento, sabedoria e habilidade intelectual. Assim, muitos que aparentam ser sábios não passam de ignorantes: defendem teorias, filosofias e teologias absurdas; pregam nas igrejas, enganam um pouco aqui e um pouco ali. Formam denominações ou descarrilham da fé a muitos. A teologia tradicional fez sulcos na mente de muita gente, sem conseguir elevar-se para aderir à verdade profunda, coerente e clara da Bíblia. Os que se apegam às suas crendices não estão dispostos a ser guiados a toda à verdade pelo Espírito da verdade. É possível haver Zofar moderno nas igrejas; além de tomar cuidado para não ser iludido por eles, cuide para não ser um deles. Eis um dos propósitos pelo qual o Espírito Santo inspirou àquele que registrou as palavras de Zofar.


Quem não anseia por esperança? A pior coisa é alguém destruir a réstia de esperança do sofredor. Jó, em meio à dor já havia adorado a Deus (Jó 1:20), depois desejou um árbitro entre ele e Deus (9:32-35), declarou que confiaria em Deus ainda que morresse (13:15); a seguir ansiou por Testemunha no Céu (16:19), para, então, solicitar a Deus uma fiança (17:3). Assim, após ter reconhecido a Deus como árbitro, testemunha, advogado e aquele que lhe daria fiança, reconheceu-O como Redentor (19:25) que ressurgiria do pó; porém, Zofar o contradiz descaradamente declarando que o vigor de Jó permaneceria morto no pó (20:11). Ele contradiz a teologia de Jó, tentando destruir dele não só a única esperança que tinha, mas deturpar a sua crença. Zofar anuncia a sina dos perversos tendo Jó como alvo. Elabora argumentos enfatizando o comportamento relapso (20:12-19) e a abastança prófuga (vs. 20-23) do ímpio, tentando aplicar isso a Jó. Não existe pior coisa que tentar ser sábio sem buscar sabedoria de Deus. Pergunto, por que muitos citam mais as palavras dos amigos de Jó do que as do próprio Jó? Por que muitos conselheiros utilizam mais os “provérbios” de Zofar, Bildade e Elifaz do que os “provérbios” de Jó, sendo que a filosofia deles é tão destituída da verdadeira teologia? Será que tais pessoas estudam a Bíblia corretamente; ou, melhor dizendo, interpretam-na coerentemente? Estude a Bíblia com atenção, para não ser mais um que distorcerá a verdadeira teologia.


Cuidado para que teus olhos maus não considere má uma pessoa boa. Cuidado para não culpar o inocente. Zofar insinua que seu amigo Jó, alvo de seus conselhos, recebeu o que merecia de Deus por considerá-lo uma pessoa má como qualquer ímpio impenitente (Jó 20:29). Seu segundo discurso, mais uma vez, como o de seus amigos, pressionou o pio Jó a confessar seus pecados e render-se a Deus. Após a réplica de Jó frente às acusações de seus amigos, Zofar o ataca em dois pontos:
1. Alega não ter gostado da repreensão de Jó, sentindo-se insultado por Jó (vs. 1-3); e, por isso,
2. Fortemente apresenta a Jó o destino dos ímpios para desmoralizá-lo (vs. 4-29).
Quem estuda o livro de Jó dependendo do Espírito Santo aprenderá grandes verdades, tais como ter equilíbrio com certas declarações, críticas e acusações que o diabo aplaude e Deus desaprova. Ao analisar as palavras precipitadas dos amigos de Jó, aprenderá a pensar antes de falar para não falar terríveis besteiras. Saberá usar as palavras para consolar, confortar e animar quem está carente de todo tipo de conforto; não falará para destruir, oprimir e reprimir o aflito. Vamos continuar lendo esse precioso livro, cheio de sabedoria, que Deus nos deixou. Vamos continuar aprendendo a viver neste mundo sabiamente, ainda que tenhamos que passar por alguns dissabores. Leia a Bíblia, abra teu coração para a vida; reaviva tua paixão espiritual. Acredite que teu Redentor vive e por fim se levantará sobre a Terra!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...