sábado, 20 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 24


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 24
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Dor na alma, no coração - quem não tem as suas? O que te incomoda quanto ao sofrer? O que mais te aflige nos momentos de crises e dores? O que você faz quando sofre? O que o sofrimento faz com você? O que mais perturbou a Jó, de acordo com o capítulo 24 de seu livro, foi não conseguir entender como um Deus justo, sábio e soberano permitia que muitos ímpios ficassem impunes (vs. 1-17). Ele pergunta a Deus por que o pecador impenitente, incrédulo e perverso continua a pecar e ainda prospera no que faz. Ele desejava saber por que os iníquos não eram julgados e punidos pelas suas iniquidades imediatamente. A verdade é que, é fato o que Jó apresenta: neste mundo parece que todos enfrentam os mesmos dilemas, sejam fieis ou infiéis a Deus. Diante de dos terríveis sofrimentos, geralmente surgem dois tipos de perguntas:
1. Por quê?
2. Até quando?
Na primeira, o sofredor almeja descobrir e entender o motivo do seu sofrimento; na segunda, o tempo, a duração de sua dor. Estas perguntas revelam uma única coisa: a incapacidade do ser humano ver além da dor. A mente humana é pequena demais para entender tudo o que acontece na vida real, quanto mais na vida espiritual. Essa era a triste realidade de Jó, e, também a triste realidade de muitos sofredores modernos. Busque respostas em Deus! Leia a Bíblia!


É possível sofrer e ser fiel a Deus ao mesmo tempo. Em meio à aflição é possível crer que há um Deus no controle de tudo. Estudando Jó 24, lendo alguns comentaristas, encontrei este resumo: “O livro dá suas expressões mais profundas de agonia no capítulo 24. Jó é a própria expressão do sofrimento e desnorteia os fieis de todas as gerações. Mas ele não havia abandonado a fé e volta às expressões tradicionais da justiça de Deus em 24.18-24”. Nenhuma apostasia pode ser justificada, nenhuma descrença pode ser aceita por Deus, nenhuma rejeição da fé é tolerada por Ele. Quantos não são cristãos por causa da má conduta dos cristãos? Quantos abandonam a igreja e a fé por causa do que alguém falou? Quantos se afastam dos cultos de adoração porque foram criticados, caluniados ou desprezados? Jó tinha todos os motivos humanos para esquecer-se de Deus depois de sentir-se esquecido por Ele; entretanto, deixou um excelente exemplo de perseverança, maturidade e devoção espiritual. A verdade é que se você não tiver vivendo pela fé em Deus, você não será eficiente em tua religião, nem testemunha fiel neste mundo e nem verdadeiro adorador. Você pode fazer muita coisa, mas não será submisso a Deus; poderá dizer muita coisa, mas não dará testemunho verdadeiro; poderá exibir erudição, piedade e devoção, mas nada disso será adoração em espírito e em verdade. Deus procura verdadeiros adoradores, que Ele encontre ao olhar para você!


Miseráveis são os pecadores! Gastam tempo, talento e dinheiro em coisas erradas. Segundo as palavras de Jó, os ímpios se expõem a constantes medos, até que vejam sua tolice; temem ser descobertos, ridicularizados pelos homens, mas não temem aos olhos de Deus e nem ao Seu juízo (Jó 24:13-25). Entretanto, Jó reconhece que eles prosperam, são elevados e logo depois são levados pela morte e rapidamente esquecidos. Eles não duram muito (vs. 22-24), mas duram o tempo suficiente para amadurecer e destruir vidas alheias, muitas vezes inocentes. Todavia, como observa D. L. Moody, “A ideia principal (...) se encontra em suas [de Jó] palavras iniciais e conclusivas [da seção desde o verso 1 ao 12]: Por que o todo poderoso não designa tempos de julgamentos? E, por que os que o conhecem não veem tais dias (v. 1)... e contudo Deus não tem isso como anormal (v. 12). Deus não tem... um circuito judicial regular para a preservação da ordem e castigo do crime. Homens cruéis e gananciosos saqueiam à vontade os desamparados”. Isso é parcialmente verdade, pois Deus “determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo” (Atos 17:31). Porém, enquanto esse dia não chega, cada um semeia o que quer; mas, “não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). Como nos dias de Jó, ainda vivemos tempo de semeadura; depois virá a colheita. Enquanto os maus semeiam, o juízo é preparado. Os justos serão vindicados!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...