sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lições de Vida- Jó 30


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 30

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
É preciso reconhecer que é muito fácil rir, zombar e fazer piadas de que é miserável, quando não se está na miséria. Uma coisa é tentar imaginar o problema alheio; outra coisa é ter o mesmo problema. Quem satiriza alguém doente é insensível, incompreensível e sem amor pelo que sofre. Diante do desprezo dos amigos, Jó se ergueu em um de seus mais longos discursos e apresentou um lamento sobre a verdadeira miséria em que caiu: Desprezado pelo desprezível, Jó é motivo de deboche até dos mais humildes (Jó 30:1-14); e, sem nenhuma explicação coerente, Jó vive uma situação crítica, em tormento incessante – além de suas dores não terem fim, suas orações pareciam não serem ouvidas por Deus, pois não obtinha respostas (vs. 12-25). Da mesma forma em que eu e você podemos não entender quanto é um grande montante de dinheiro, podemos não entender o estado de grande miséria de alguém. Por isso, muitas vezes somos como os filhos da escória da sociedade que zombam dos miseráveis. Mesmo assim, Jó nos dá uma tremenda lição de vida: Ao invés de xingar e ralhar quem se aproxima para zombar, debochar e humilhar aquele que se encontra na miséria, este deve se voltar a Deus em busca de socorro, auxílio e súplica (vs. 20-23). Você já zombou de alguém que estava na miséria? Ou você gritou e xingou alguém que riu de você quando estava na miséria? Peça perdão a Deus e reconcilie com essa pessoa! Não foi certo o que você fez!

Às vezes, para reconhecer a necessidade de Deus é preciso atravessar terríveis aflições. Não que Jó não tivesse tal necessidade, mas como ele, as pessoas aprendem a buscar mais intensamente a Deus nos momentos de terrível tormento e miséria. Há um pensamento cristão que diz: “Não conseguimos reconhecer nosso Redentor no mais amplo sentido a menos que, com os olhos da fé, O vejamos a alcançar as maiores profundezas da miséria humana, tomando sobre Si a natureza da humanidade, a capacidade de sofrer, e pelo sofrimento demonstrando Seu poder divino para salvar os pecadores e elevá-los à comunhão com Ele (Review and Herald, 2 de agosto de 1881). Não há aspecto mais positivo do que este, quando se vive tantos aspectos negativos. Algumas pessoas duvidam de Deus nestas horas, mas quem mentem a fé independente das circunstâncias, perseveram na busca por Ele. Em Jó 30:19-23 há um questionamento de Jó a Deus. Jó não questionou Sua existência. Nem Seu poder e nem Seu amor. Ele questionou o fato de não ser ouvido! Assim, há duas formas de questionar: primeiro, quando se quer esquivar da verdade; a segunda, quando se procura pela verdade. Como são teus questionamentos? Você pergunta e questiona pessoas e as teorias para fazer prevalecer tuas opiniões ou para saber a verdade? É preciso aprender a questionar para se obter respostas certas e verdadeiras! Assim acharás Jesus que é o caminho, a verdade e a vida!

Você já teve um passado de glória? Você já sonhou em voltar ao passado por este trazer boas lembranças? Depois de Jó expressar nostalgicamente sua glória no passado em Jó 29, ele inicia o capítulo 30 com a seguinte expressão: “Mas agora...”. Com isso, precisamos aprender que se focarmos nossa mente nas glórias do passado, o qual se tornou em história e lembranças, a ponto de ignorar oportunidades do presente, é possível perder tempo para se preparar para o futuro. Jó encarou com coragem a realidade em que se encontrava. Ele reconheceu que outrora adotara um estilo de vida por consentimento e virtude, mas agora por doença e angústia. Depois de recapitular suas bênçãos e honras passadas e o bem que praticou ele passa a contrastá-la com sua vergonhosa humilhação do presente vivida com o silêncio de Deus. Leia todo o capítulo 30 de Jó, perceba os detalhes, veja como ele termina: “por isso, a minha harpa se me tornou em prantos de luto; e a minha flauta, em voz dos que choram”. É por isso que ele clamou a Deus (vs. 19-20). Se os teus dias não tem cor, se o Céu está sempre cinza, se a vida não te oferece mais arco-íris e nem motivos para cantar, entregue teu caso a Deus; clame a Ele, Ele sabe o que você está vivendo e sabe resolver tudo. Ainda que demore, ainda que pareça que Deus esteja em silêncio, é melhor buscá-lO do que não fazê-lo. Quem perseverar nesta busca O encontrará, e, terá um futuro de glória, nem que seja na glória celestial!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...