quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 7


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 7
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Com o avanço da ciência e do conhecimento, num mundo de tanta tecnologia e facilidade no acesso às informações de todos os tipos e de todas as áreas, ainda o ser humano enfrenta questões angustiantes sobre por que sofremos. Muitos leem o livro de Jó para encontrar respostas para suas inquietações; entretanto, um peso de decepção invade a alma dos interessados em auxílio, pois o sábio Jó levanta mais questões sobre o sofrimento do que responde. Depois de levantar quase 20 questões no capítulo 6, ele continua incessantemente nas perguntas que parecem ecoar num Céu silente no capítulo 7. Desta forma, o foco do livro não é, de forma alguma, a solução para a dor da alma humana. O pastor e teólogo alemão Helmut Thielicke afirmou que os cristãos da América possuem uma teologia inadequada do sofrimento. Na verdade qualquer teologia do sofrimento baseada em Jó tende a ser inadequada por não ser esse o foco principal do livro. Então, qual a finalidade do livro de Jó? A ênfase é revelar que é possível ser fiel a Deus em face do mais terrível sofrimento. O livro visa ensinar o fiel estudioso que a fé verdadeira não depende das circunstâncias externas, mas da atitude do coração diante da existência de um Deus verdadeiro. Fé precede à adoração; temos de ter fé a fim de aprender a adorar a Deus em toda e qualquer situação, seja ela a mais adversa possível!

O livro de Jó não apresenta a teologia, nem a doutrina e nem a filosofia da dor e do sofrimento humano. Ele revela que é possível um servo de Deus enfrentar qualquer tipo de sofrimento, angústia e dor e ainda assim confiar, adorar e temer a Deus. Nesta vida, é possível que em muitas ocasiões não encontremos alívio em nenhum lugar, nem mesmo na oração; é possível que sejamos mal interpretados pelas pessoas a quem amamos e nossos amigos do coração, mas podemos ter a mesma atitude de Jó: permanecer fiel a Deus sem deixar azedar a espiritualidade e a fé nEle. O que leva alguém ao desespero? Seria possível viver num mundo tão complexo sem nunca experimentar o desespero? Como reagir diante do pior quando tudo está ruim? Leia Jó 7. Comentando este capítulo Merril F. Unger destaca que a miséria da vida implica em duas perguntas: Por que Deus me trata desta forma? E, por que Ele não perdoa? De acordo com David S. Dockery neste capítulo Jó ora pedindo misericórdia (vs. 1-16) depois pergunta a Deus, que é o homem para que mereça escrutínio e punição tão intensos? (vs. 17-21). Jó ora em meio aos sofrimentos. Jó busca a Deus, ele não procura um bode expiatório, nem procura a vingança de ninguém e nem desconta sua dor em seus amigos. Ele clama a Deus, e, não reclama de Deus. Ele não determina a bênção, ele pede misericórdia. Ele não é autoritário ao falar com Deus, ele é humilde e submisso. E você, como se aproxima de Deus diante do sofrimento?

A teologia correta faz o sábio pensar corretamente por meio das mais sábias perguntas elevadas ao mais Sábio dos sábios: Deus! Leia Jó 7 e reflita: O que é a vida de um indivíduo? A vida é frágil, efêmera e transitória (vs. 1-7). O que é a morte? A morte é a cessação plena da vida. O editor de Lancet, revista dedicada à pesquisa medica, assinala que “somente um deliberado emprego de definições obsoletas de morte pode capacitar alguém a reivindicar que algum indivíduo, sob condições clínicas, retornou para contar-nos o que jaz além da morte, pois, por definição de trabalho, periodicamente atualizado, a morte está simplesmente além do ponto do qual alguém possa retornar para nos dizer o que quer que seja”. Ainda que esse texto tenha sido redigido em 24 de junho de 1978, o livro de Jó é o primeiro livro bíblico a ser escrito e já dizia que:
1) A morte é como a nuvem que se desfaz e passa;
2) Quem desce à sepultura jamais tornará a subir;
3) Quem morre nunca mais tornará a sua casa;
4) A próxima geração não conhecerá pessoalmente quem morreu (vs. 8-10).
Na morte há morte, não vida. No século V a. C o historiador grego Heródoto escreveu que os egípcios foram os primeiros a ensinar que o ser humano tem uma alma imortal. Interessante que Moisés, que viveu 40 anos no Egito, escreveu o livro de Jó e sabia que o servo Deus tem outro conceito de morte. E você, em que crê sobre a morte?
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...