sábado, 13 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra- Jó 17

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 17
Comentários do Pr. Koot van Wyk   #rpsp
Jó continua a descrever a sua situação. O capítulo 16 se encerra com sua admissão de que seus dias estão contados, seu espírito está quebrantado e o túmulo está pronto para ele (v. 1). E, além disso, tem de suportar a zombaria e a hostilidade de seus pretensos amigos (v.2).

Jó então pronuncia uma pequena oração para que Deus atente para ele e lhe dê uma "garantia" (v. 3) de que estará com Ele, acreditando que a falta de entendimento de seus amigos da situação é um sinal de que não prevalecerão contra ele, porque Deus não os iluminou (v. 4-5). A palavra garantia é utilizada no Novo Testamento como um "penhor da futura bem-aventurança" (Hebreus 6:5).

Jó lamenta ter se tornado uma má referência junto ao povo: um provérbio ambulante, alguém em cujo rosto se cospe (v. 6), que reflete somente tristeza e se sente fisicamente como uma sombra (v. 7). Para Jó, uma situação como esta causa revolta por parte dos íntegros e inocentes como ele. Mas ele tem certeza que isto não o abalará e ele ainda se fortalecerá. Quanto aos seus amigos, sabe que nada de sábio virá deles (v. 10)

Jó continua seu lamento dizendo que seus dias de alegria já se foram e que já não possui mais propósitos e sonhos (v. 11).  Apesar de seus amigos dizerem que nele há esperança, e de que sua noite se transformará em dia (v. 12), Jó não vê neles sinceridade e anseia pelo descanso que a sepultura lhe poderia trazer (v.13). Jó, então, mostra seu desespero ao constatar que este seu anseio pelo descanso revela que terá em breve apenas a companhia da morte e da corrupção (v. 14, 15). E até mesmo sua esperança morrerá com ele.

Moisés, ao descrever a corrupção como companheira da morte, deve ter se lembrado do esforço inútil dos faraós, com quem convivera, em tentar preservar seus corpos e estender sua existência. Os egípcios queriam negar a realidade da sepultura, Jó entretanto não a nega; aceita a sua realidade e se prepara para enfrentar o inevitável fim de todos os mortais.

Jó se encontra num conflito. Seu único consolo é que todos os seus sofrimentos acabem, incluindo as acusações insensíveis de seus pretensos “consoladores”. Sua única esperança de estar livre de tudo isso é a morte, porém este pensamento o apavora.

Nós não precisamos nos desesperar com nossa condição humana e nosso destino comum, a sepultura, porque nosso Salvador já venceu a morte. Jó não tinha a vantagem da compreensão que hoje temos. Sejamos gratos pelo que Cristo fez por nós, e que nos enche de esperança mesmo nos momentos mais difíceis!

Querido Deus,
A sepultura não assusta aqueles que têm a Cristo. Conceda-nos a graça de na manhã da ressurreição fazermos parte do grupo dos salvos, pelos méritos de Cristo, nossa "garantia" de salvação.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad GASQ/JDS

Leia na Bíblia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...