segunda-feira, 15 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 19


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 19
Comentários do Pastor: Koot van Wyk
Jó responde a seus três amigos, questionando quanto tempo eles irão atacá-lo com palavras (v. 2). Dez vezes eles o haviam humilhado (v. 3). Jó disse não haver feito nada de errado (v. 4). Jó quer que eles saibam que ele está passando por um caminho sagrado construído para ele por Deus (v. 6). Como Jó tem um profundo relacionamento com Deus, ele clama a Deus contra os erros (“a violência”), que ele está sofrendo, porém sem resposta (v. 7).

 Embora Jó não soubesse, na verdade Deus havia permitido uma série de ações contra ele, desde que ele fora escolhido como uma vitrine para os mundos não caídos. Deus bloqueou o seu caminho e Jó não pode passar, Ele colocou escuridão em seu caminho, Ele o despojou de sua honra; Ele tirou a coroa de sua cabeça, Ele o quebrantou completamente; Ele arrancou a sua esperança como se arranca uma árvore (vv. 8 -10). Jó sente que Deus acendeu a sua ira contra ele e o considerava como um inimigo (v. 11). Era muito doloroso para Jó considerar-se inimigo de Deus.

Sabemos, porém, que o verdadeiro inimigo de Deus é Satanás, que só agiu sob a permissão de Deus contra Jó, para benefício nosso e de todo o universo para que compreendamos a questão do sofrimento.

Jó sofreu muito com o tratamento recebido por parte das pessoas mais próximas a ele. Seu irmão se distanciou, seus amigos se tornaram estranhos, seus parentes fugiram, seus amigos se esqueceram dele, os membros de sua família passaram a considerá-lo como um estranho, seu servo o ignora, sua esposa detesta o seu hálito, seus filhos o ignoram, a juventude o despreza, jovens fofocam acerca dele, seus amigos íntimos o evitam e aqueles a quem ele ama voltam-se contra ele (vv. 13-19). Há também consequências físicas: ele tornou-se extremamente esquelético e escapou da morte apenas pela pele de seus dentes (v. 20). Ele implora por piedade por parte de seus amigos! 

Jó então expressa o desejo de que suas palavras fossem escritas em um livro (e realmente estão no Céu!) (V. 23). Elas deveriam ser escritas de forma bem segura com uma caneta de ferro sobre uma pedra para permanecerem para sempre. Sua esperança alcança níveis surpreendentes!  “Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra ” (v. 25, NVI). Jó afirma que verá a Deus por si mesmo (v. 27).

Seus amigos influenciados por uma filosofia humanista devem deixar de lado seus falsos conceitos e “temerem a espada”, o castigo de Deus, pois as iniquidades serão avaliadas no juízo investigativo.

Querido Deus,

Sabemos que nosso Redentor vive e que por fim se levantará para libertar-nos de todo o mal. Mantenha-nos bem junto ao Teu coração! Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Trad/Adap JAQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...