quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 28


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 28
Comentários do Pastor: Koot van Wyk

Neste capítulo Jó quer contrastar tecnologia e sabedoria: tecnologia nos versos 1-11 e sabedoria real, a que importa, nos versos 12-28.

O Homem procura por ouro, prata, diamantes, metais preciosos, ferro e cobre na escuridão dos túneis das minas (versos 1-2), até mesmo à "sombra da morte", pendurado em um poço aberto (versos 3-4). Jó lida com os extremos para mostrar o trabalho do homem, através de sua tecnologia. O homem abre caminhos ocultos aos animais da superfície e do céu (v. 7-8), vai até às raízes das montanhas (v.9) e desvia veios de água subterrâneos para trazer “à luz o que estava escondido”. Desenvolve técnicas para obter tesouros, mas não consegue obter o que existe de mais valioso: a sabedoria.

A seguir, Jó muda seu foco da excelência humana para a verdadeira sabedoria. Onde ela está? (v. 12). O homem não sabe o seu valor e não sabe onde ela pode ser encontrada (v. 13). O abismo e as profundezas não podem revelar este precioso tesouro (v.14). A verdadeira sabedoria não pode ser comprada por prata ou ouro (v.15-16).

Moisés, o escritor, talvez se lembrasse aqui dos tesouros do palácio de Hatshepsut, e sabia que havia descoberto a verdadeira sabedoria: "considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito" (Hebreus 11:26). Jó está também procurando por esse tipo de sabedoria.

Depois de mostrar que a sabedoria é muito superior a ouro e pedras preciosas, os mais valiosos tesouros terrenos v. 16-19), Jó repete no verso 20 a sua pergunta do verso 12: Onde se pode encontrar a verdadeira sabedoria? Jó reconhece que ela está oculta a todos os seres da terra, mesmo às aves do céu, que podem enxergar longe, do alto (verso 21).

Jó repete no verso 22 sua referência (do v. 14) ao abismo, dizendo que nem ele nem a morte conhecem a sabedoria, apesar de terem ouvido falar dela. Nos lembramos aqui que Satanás (que poderia personificar Abaddon, o abismo, cf Ap. 9:11) e seus anjos, os maiores agentes da morte, ouviram a verdadeira sabedoria em primeira mão, antes de serem expulsos do céu devido à rebelião. E enfatiza, porém, que somente Deus conhece todos os caminhos, inclusive o da morte (v. 23). Jesus é o único que experimentou até hoje a morte eterna e a venceu.

Deus está acima de tudo e vê todos os cantos deste universo em expansão. Ele mede e pesa aspectos da natureza em um equilíbrio perfeito, apesar das mutações e destruições originadas em Satanás. Deus "olhou para a sabedoria e a declarou boa; Ele a confirmou e a testou" (v. 27, NIV). Finalmente, Jó alcança a plena compreensão de sua fé: "Eis que o temor do Senhor é sabedoria e o apartar-se do mal é entendimento" (v. 28).

Querido Deus,
Queremos possuir a fé de Moisés e de Jó. Queremos respeitá-lo e obedecê-lo, afastando-nos do mal, por causa da admiração e amor que temos por Ti. Sabemos que isso é a verdadeira sabedoria e entendimento. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Traduzido e adaptado por JAQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...