quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lições de Vida - Jó 36

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 36
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Alguém cheio de si certamente está vazio de Deus. Quem está cheio da sabedoria humana não tem a sabedoria de Deus. Quem está cheio de si não dá espaço para o Espírito Santo agir. Quem está cheio de si está cheio dos conceitos humanos quem impedem dos verdadeiros conceitos divinos encontrarem lugar no coração. Veja Eliú, o jovem que penetrou na conversa dos sábios que discutiam o propósito da vida e o porquê do sofrimento. Eliú se dirige e a Jó e declara: “Na verdade, as minhas palavras não são falsas; contigo está alguém cujo conhecimento é perfeito” (Jó 36:4). Eliú não está se referindo a Jó, nem a seus amigos e muito menos a Deus. Ele alega que seu conhecimento é perfeito. Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz assim: “...quem está falando com você é realmente um sábio”. Antes, em sua fala, Eliú já havia declarado assim: “... estou cheio de palavras” (32:18). Ele estava irado, indignado e zangado com Jó e seus amigos (32:2-5). A lição para todos é que: Quem está com a “cabeça quente” fala coisas dispensáveis. Quem está cheio de ira, não pode estar cheio de bondade ao mesmo tempo. Quem está cheio de rancor, não pode estar cheio de amor ao mesmo tempo. Quem está cheio raiva não pode estar cheio de compaixão ao mesmo tempo. Quem está cheio de si não pode estar cheio de Deus. Pense nisso, esvazie-se de si mesmo, então clame por Deus para que sejas cheio de Cristo! Peça o batismo do Espírito Santo, para que estejas encharcado com os atributos do Céu!

Deus é Soberano! Mas mal compreendida essa doutrina compromete a teologia. O tema central do discurso de Eliú, segundo C. R. Swindoll, se resume em três palavras: “DEUS É SOBERANO. Ele não é só bom todo o tempo, Ele está no controle todo o tempo”. Nas Palavras de Eliú: “Eis que Deus é grande, e não O podemos compreender” (Jó 36:26). Porém, a doutrina da soberania de Deus se torna questionável sem que a mente humana possua a sabedoria divina. Veja: Se Deus é o super poderoso, grandioso e infinito será que Ele pode sofrer? Onde Ele está quando surge um câncer em Seus filhos aqui na Terra? Por que Ele permite que filhos morram inesperadamente? Será que Ele já sofreu, será que Ele já penetrou na aflição humana? Os judeus perguntam: Se Deus é soberano, onde Ele estava durante o holocausto? Os cristãos perguntam: Se Deus é soberano, onde Ele estava durante o massacre dos armênios? Os leitores de Jó às vezes querem saber, se Deus é soberano, onde Ele estava nas mais dolorosas noites de Jó ou, quem sofre nesta vida quer saber por que Deus, sendo soberano, não age. Ao examinar os argumentos do livro, entrando no diálogo com os amigos de Jó, o leitor pode sentir a angústia de Eliú; então você tenta uma resposta alternativa. Talvez você pense que Deus afligiu Jó para que não caísse em pecado ou qualquer outra coisa. A verdade é que se você não cuidar, você cairá na mesma certeza vã de Eliú, pensando ser mais sábio que Jó e seus amigos juntos e até mais do que Deus!


Com quem você se simpatiza ao ler o livro de Jó? Muitos se identificam mais com Jó, o sofredor outros com algum dos amigos de Jó, mas poucos ou ninguém se identifica com Deus. Lendo muitos comentaristas, percebi isso. No entanto, a pergunta é, com quem você se simpatiza ao ler o livro de Jó? Se Deus é quem está sendo julgado, se Deus é quem está no banco dos réus, por que não se simpatizar com Deus? O caráter de Jó já está definido, Deus o declarou justo, íntegro, que se desvia do mal e o teme de coração. A questão do início é que Deus não merece adoração por ser Deus, mas por proteger ou dar coisas às pessoas num mundo de pecado. Veja as explicações teológicas de Eliú para Jó, fazendo teologia a partir do sofrimento dele (Extraído do Manual Bíblico Unger sobre Jó 36):
1. Deus tem um propósito ao afligir os piedosos (vs. 1-7);
2. Deus age assim para livrar o homem do orgulho e mostrar sua graça e amor disciplinadores (vs. 8-18).
3. Deus deveria ser reconhecido por Jó e valorizar Seu poder e presença na natureza e até na trovoada (vs. 19-33).
A teologia centrada no homem distorce a Deus. Como Eliú, muitos querem justificar a Deus sem saber realmente os motivos por trás dos acontecimentos. Como Eliú, muitos quase descambam para o deísmo quando não o fazem dizendo que Deus está em tudo e em todos. Então, estudemos a Bíblia com o auxílio constante do Espírito Santo! Deixe-o, não só conduzir a tua vida, mas também a tua mente!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...