sábado, 3 de agosto de 2013

Lições de Vida- Jó 38


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 38
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Você pode se decepcionar com Deus ao criar expectativas sobre Ele com sua mente imperfeita e limitada. Se teologizar de baixo para cima e da perspectiva humana explicar Deus, haverá decepção. É por isso que precisas ter mente aberta, desvencilhar-se de teorias esdrúxulas, abrir mão de conceitos tradicionais da infância, então estarás apto a compreender a Deus e Sua Palavra. Jó ansiava por respostas durante o seu sofrimento. Os seus diálogos eram impregnados de questionamentos, perguntas e argumentações dirigidas a Deus; porém, quando Deus se revelou não lhe trouxe respostas, apenas mais perguntas das quais ele nunca cogitara. Assim, contrariando o que Jó e seus amigos queriam, o discurso de Deus aos supostos sábios contêm 77 perguntas começando pelo capítulo 38 de Jó. Precisamos saber que, as vezes, quando Deus entra em cena, não é para responder nossos porquês, mas para endireitar nosso foco e visão de quem Ele realmente é. Deus entra em cena como o Ser inquestionável, imbatível e incompreensível em Jó 38, por meio de uma tempestade, cuja palavra original se refere à tempestade acompanhada por fortes ventos ou um gigantesco redemoinho (v. 1). É do meio de tal tempestade que Deus não só fala, mas coloca Jó contra a parede. A primeira pergunta de Deus é: “Quem é este que mistura sentenças, com discursos ignorantes?” Os sábios de meia tigela são revelados diante da onisciência e onissapiência divina. Por isso, não seja sábio independente de Deus!


Não espere receber tudo de Deus, ainda que Ele possa fazer tudo por você. Não limite tua esperança no que pensas que Ele deva fazer, concentre-se no que Ele faz e fará. Nem tudo será esclarecido neste mundo; muitos “porquês” não serão resolvidos, pois há soluções independentes das respostas às inquietações. Ao acompanhar os profundos, complexos e apelativos discursos dos filósofos e teólogos de Jó, incapazes de resolver o dilema do sofrimento, até você, leitor, espera respostas. Todavia, ao tentar entender as razões do sofrimento de Jó, e chega Àquele que é dono de todas as respostas, Ele nada diz a respeito do tema em discussão (Jó 38); só faz perguntas, a maioria delas científicas. Deus é mais que cientista, é o Criador da ciência; Ele não só conhece a natureza, é Ele Quem fez tudo e Ele sabe como fez. Como disse, John Lennox, cientista da Oxford: “O fato de existirem cientistas que parecem estar em guerra contra Deus, não significa exatamente que a própria ciência esteja em guerra contra Deus”. Nas perguntas é revelada a ignorância do sábio deste mundo em relação ao Criador. Deus é infinito; Sua criatividade, sabedoria e capacidade não tem fim. Para ser Deus, Ele não precisa dar explicações a ninguém. Ele é soberano sobre o Universo, pois, além de tê-lo criado, o mantêm. Portanto, não precisas ter os questionamentos resolvidos para adorá-Lo, é preciso apenas atitude!

Deus surpreende sempre! Ele é surpreendente! Se Ele viesse falar com você em algum momento, como você acha que Ele se aproximaria? Ao entrar em cena na história humana, no livro de Jó (veja o capítulo 38), no drama do sofrimento de Seu servo, imediatamente Ele chama a atenção de Jó e a do leitor à ordem da criação (vs. 1-7). Ele revela quem é responsável pelos limites dos imensos oceanos (vs. 8-11), pergunta sobre as origens e caminhos das fortes e poderosas tormentas e tempestades (vs. 25-30), questiona os filósofos, teólogos e cientistas sobre as leis dos Céus estrelados (vs. 31-33). Assim, em Seu primeiro discurso, Deus revela o vínculo da ciência com a teologia; Suas palavras metafóricas realçam Seu papel de Senhor Deus, o único e exclusivo Criador. Então, como disse Hartley, “Deus é mestre construtor, o parteiro do mar, o oficial comandante da luz e o proprietário dos mais íntimos segredos do mundo (vs. 4-24)”. Deus é o autor da criação, da natureza do mundo (vs. 4-7), tanto a ordem inanimada da existência (vs. 25-38) quanto tudo o que é inanimado (vs. 39-41). Assim, a criação proclama a onipotência e a onisciência divina. Por ser Ele o Criador do mar (vs. 8-11), do tempo (vs. 12-15) Ele é Senhor do abismo, da luz, das trevas, da neve, do granizo, do raio, das constelações, das nuvens e da névoa (vs. 16-38). O cientista que está em guerra contra Deus é porque não admite sua ignorância diante da divina sabedoria! Deixe-O ser Senhor de tua vida!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...