terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lições de Vida Jó 40


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 41
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Leviatã? Beemote? Que criaturas são estas? O que aprender com criaturas esquisitas? Ambas possuem características que não descrevem nenhuma criatura no mundo real. Após apresentar o Beemote no capítulo 40, Deus fala do Leviatã: criatura vulnerável às armas humanas (41:7, 26-29), os olhos e narinas brilham como a luz (v. 18), a boca lança fogo (vs. 19-21), se veste de armadura (vs. 15-18) e, é o rei sobre todas as criaturas (vs. 33-34). O Beemote e o Leviatã não são comuns, são símbolos do mal; em Jó 40:19 diz: “Ele é obra prima dos feitos de Deus; aquele que o fez o proveu de sua espada”. Um animal não é a criatura mais importante da criação, então deve ser uma ilustração do inimigo (Ezequiel 28:12-15). O texto diz que só quem o fez pode vencê-lo, então só Deus (Isaías 27:1). Jó é levado a entender que um grande inimigo é responsável por seu sofrimento (Jó 41:1-4). O leviatã relaciona-se com o Ugarítico, Lotão, descrito como dragão. O grego translitera leviatã como draconta, de onde vem a palavra dragão. Esse é um antítipo de Satanás. Estes versos sugerem que o tema do grande conflito estava se desenvolvendo desde os primórdios da história humana, quando a antiga serpente era o próprio diabo. O mar representava um perigo mortal (Salmo 69:2), o que é inquieto como os ímpios (Isaías 57:20), o homem sem fé (Tiago 1:6) e os falsos profetas (Judas 13). Do mar sobem as quatro terríveis grandes bestas (Daniel 7:3) e, a besta apocalíptica (Apoc 13:1).

Atualmente pecado foi redefinido como falta de autoestima. Há muito tempo foi abandonada a ideia de que o conhecimento de Deus é o maior objetivo do ser humano; o conhecimento de si mesmo e de sua capacidade de ser valorizado levou o ser humano a priorizar o eu e seus direitos. Assim muitos reduziram religião à terapias, e o estudo de Deus algo que, praticamente, representa um estudo do próprio ser humano. No entanto, Deus revela a nós em Jó 41 que penetrar em Seus mistérios é a busca mais recompensadora desta vida. Deus não é apenas o Criador onipotente, Ele está totalmente acima de nós. Platão disse que se Deus pudesse ser encontrado, seria impossível expressá-lo de forma compreensível. Aristóteles falou de Deus como a causa suprema sobre a qual todos os humanos sonham, mas que nenhum pode conhecer. Os filósofos sempre sentiram-se assombrados diante da incapacidade de conhecimento de Deus. A verdade é que, sem uma revelação direta de Deus, Ele nunca seria conhecido por nós. Ele se revelou a Jó, e se revela a nós através da natureza, da Bíblia, da consciência e principalmente de Jesus. Ao aproximar-se dEle, é possível reconhecer que Sua presença não pode ser ignorada. Quanto mais próximo alguém estiver de Deus, mais se surpreenderá com a própria ignorância. No entanto, quanto mais perto alguém estiver de Deus, mas prazerosa será a vida. Dedique tempo à meditação da auto revelação divina dada em Sua Palavra e seja reavivado espiritualmente!

Você precisa de base sólida, concreta e real para depositar confiança. Sem fé verdadeira e sem confiança em alguém superior a ti mesmo não há segurança. Tudo se torna incerto; eis o motivo pelo qual tanta gente vive na incerteza. Em Sua preleção a Jó, Deus diz: “Pois o que está debaixo de todos os Céus é meu” (Jó 41:11). Todas as coisas foram criadas por Ele, portanto, todas Lhe pertencem, inclusive você inteiro pertence a Deus, até quando não vives para Ele. Deus está no controle de tudo e de todos. Por isso, ao crer nEle, descanse seguro. Certamente a história não é acéfala, não está sem rumo, sem um dirigente, ainda que há um poder antagônico que promova o mal. Leia Jó 41 e medite nestas lições de vida:
1. Creia em Deus e saiba que Ele tem um plano: Jó sabia disso e tinha certeza que este plano se concretizaria (Jó 23:14).
2. Aceite que Deus tem um programa que está além de tua compreensão: Ainda que tenhas visão limitada, que conheças apenas o agora; Deus tem visão ilimitada e conhece o passado, o presente e o futuro.
3. Faça da crença na Soberania de Deus a bagagem indispensável para a jornada de tua vida: Entenda que Ele é soberano em Seu comando, em Seus propósitos e em Seu programa (veja a certeza de Jó no capítulo 19:25-27).
O que você está esperando para tomar o rumo certo na vida? Não fique aí parado, acumulando conhecimento; faça alguma coisa: Coloque a vida nas mãos de Deus! Seja moldado e reformado espiritualmente por Ele!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...