domingo, 11 de agosto de 2013

Lições de Vida Leia na Bíblia- Salmos 4


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 4

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
A fé pede livramento a Deus sobre o sofrimento pois a fé não isenta ninguém das adversidades da vida. Ter fé não é sinônimo de ausência de problemas. A fé é real, concreta e visível nos fieis diante das adversidades. A fé crê que o Deus que instrui, chama e abençoa permite que Seu servo fiel suporte adversidades. A vida neste mundo não é fácil para ninguém, nem para quem recebeu e aceitou a promessa de salvação. É por isso que o salmista conclama Deus a ouvi-lo (Salmo 4:1). A arte de confiar só se aprende nos momentos sombrios da vida. A beleza da fé reside em crer na luz quando ainda é noite na alma. Como disse alguém, “o homem que a dor não educou será sempre uma criança”. A perseverança leva a fé a buscar auxílio em Deus quando as coisas não estão como se espera. A confiança em Deus leva quem sofre à orar. Assim o sofrimento é aliviado, primeiro com a esperança em Deus; depois, ao depositar os medos e ansiedades a Ele através da oração; e, por fim, na certeza de que Deus fará alguma coisa surpreendente. Não se deve duvidar da misericórdia divina, mas confiar nela. As dúvidas humanas são traidoras, elas fazem as pessoas perderem o bem que receberiam se tivessem confiado plenamente em Deus. Os que decidem servir a Deus podem ser desafiados e atacados por quem não assume compromisso sério com Ele. Aí é necessário aprender a depender ainda mais dEle para sobreviver neste mundo de injustiça.


Orar é confiar, não na oração, mas a Deus, a quem se dirige a oração. O salmo 4 é um poema, uma oração inspirada que nos ensina preciosas lições para encher o coração de quem deposita sua confiança não em si mesmo, em sua justiça e em suas obras, mas na indescritível misericórdia de Deus. Acompanhe cada frase que extraí deste salmo em minha meditação hoje pela manhã:
1. Suplique a Deus com base em Sua misericórdia que é a melhor oração que alguém pode elevar aos Céus (v. 1);
2. Advirta aqueles que zombam, criticam e caluniam de que Deus age na vida dos que Lhe pertencem (vs. 2-3).
3. Cuidado com a ira, não deixe que ela se revele no exterior, domine-a no interior confiando piamente no Senhor (vs. 4-5).
4. Clame pela luz de Deus quando perseguido, afrontado e questionado por tua fé (v. 6).
5. Agradeça a Deus pela paz, alegria e felicidade que Ele colocou em teu coração e desfrute estes belos sentimentos mesmo diante das adversidades (vs. 7-8).
O salmo 4 enfatiza que a oração vespertina sustenta a fé e alarga o coração (v. 1), aumenta a garantia do auxílio divino (vs. 2-3); a fé (vs. 4-5); fortalece a confiança na aprovação divina (v. 5); reconhece a alegria que Deus depositou no coração (v. 7); e, descansa na paz e segurança providas pelo próprio Deus (v. 8). Então, não se esqueça de orar à noite; certamente teu dia raiará de forma diferente!

A fé faz com que a oração do fiel se caracterize pela esperança e não pelo desespero. No salmo 4, escrito pelo rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, inspirado pelo Espírito Santo, ele suplica a Deus que o justifique diante de seus adversários que lhe causavam adversidades; depois de orar, ele encontra descanso na certeza de que Deus o manterá a salvo. Siga os passos para uma vida tranquila na confiança em Deus, que tudo pode fazer:
1. Clame a Deus por auxílio em teus momentos de aflição (v. 1);
2. Diga a Deus o motivo de teu clamor, revela a Deus a causa de tua dor (v. 2);
3. Relembre na oração os benefícios de ser separado por Deus (v. 3);
4. Convide as pessoas ao teu redor a terem um comportamento correto diante de tua dor (vs. 4-6);
5. Confie no que Deus já fez por você (v. 7) e descanse em paz crendo que o Deus todo-poderoso te manterá em segurança (v. 8).
Aqueles que confiam em Deus não ignoram o perigo da realidade, mas não são pessimistas e negativos que se desesperam loucamente na vida. Quem depende de Deus para viver a realidade desta vida experimenta maior alegria do que aqueles que tem colheita abundante; tem um sono tranquilo que só é possível àquele que confia na proteção de Deus por experiência própria.

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...