quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lições de Vida Salmos 1

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 1
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Inspiração: Onde encontrar mensagens inspiradoras, reflexões profundas e textos espirituais que elevem a alma? O livro de Salmos é o maior da Bíblia. Por ser poético, os Salmos alcançam o coração de muita gente; sua leitura agradável torna o livro mais lido dos 66 que compõem a Bíblia. Hoje o mundo inteiro inicia a leitura do primeiro salmo. Durante estes próximos 150 dias estaremos lendo, meditando, aprendendo e refletindo em um salmo por dia. Serão 150 dias de total inspiração. Não há poesias mais inspiradoras do que estas. Elas eram contadas no templo; foram compostas por homens inspirados por Deus, inspiração esta que transcende a inspiração dos poetas comuns. Elas eram usados para louvar e adorar a Deus, e podem ser usadas atualmente para nossa aproximação de Deus. O salmo 1 é considerado uma introdução ao saltério, ele enfatiza a importância de seguir a Palavra de Deus. O teólogo e reformador John Calvino escreve que “Quem quer que tenha reunido os salmos num único volume, seja Esdras ou alguma outra pessoa, parece ter colocado este salmo no início, à guisa de prefácio, pelo que inculca em todas as pessoas piedosas o dever de meditar na lei de Deus”. Nas palavras de Artur Weiser, este salmo colocado no início do saltério é como se fosse uma placa sinalizadora, oferece aos tementes a Deus orientações claras sobre a maneira de conduzir bem a vida. Vamos começar a leitura, abra a tua Bíblia, leia o Salmo 1, e, sabiamente aprenda a curtir a vida!

"Oxalá cada um soubesse que é dono de seu próprio destino" - dizia Gerson Pires de Araújo, professor de teologia. O salmo 1 apresenta que os desobedientes à Palavra de Deus viverão sabiamente, desprezarão o estilo de vida dos incrédulos e prosperarão (vs. 1-3), já os perversos serão varridos para longe (vs. 4-6). O salmo dá ênfase à meditação na Palavra de Deus como chave ao sucesso. Embora a Bíblia seja letras, ou seja, a Palavra de Deus escrita, tem idêntico valor à Palavra falada, como se o leitor ouvisse a Deus pessoalmente. A Bíblia é Deus falando aos pecadores, sem que estes morram em Sua Santa presença; no entanto, Sua leitura vivifica a alma. Nenhuma transformação verdadeira acontecerá na vida de ninguém de uma simples leitura da Bíblia, é preciso considerá-la como a viva Palavra de Deus, não letras e palavras mortas. O salmo apresenta retidão como estilo de vida ou como jornada (v. 1), sucesso decorrente da adesão a princípios previamente revelados (vs. 1-2) e a distinção entre o fiel e o perverso (vs. 4-6). “Este salmo fala de frutos, de abundância, de uma permanente produtividade e de prosperidade” comenta o Pr. A. Bullón, ele “ensina que Deus deseja filhos prósperos em todas as áreas da vida... mas essas coisas (prosperidades) não podem ser o propósito da sua existência, e sim o resultado de algo mais profundo”. Então harmonize a vida conforme a mensagem deste salmo. Tome o rumo certo, vá em direção ao destino certo e serás bem-aventurado!

Você quer saber teu futuro? Você se conhece? Quem é você? Olhe ao Salmo 1 como se fosse um espelho e verás teu futuro! Pode ser que não gostes, ou pode ser que tomarás uma atitude depois desse exercício! O que o salmo revela? O salmo revela futuro do justo e do ímpio, do crente e do incrédulo, do fiel e do infiel a Deus. Ele contrasta e compara as características de cada um, e destaca o fim que terá cada um deles. Veja com mais atenção: O que o justo não faz?
1. Não anda nos conselhos dos ímpios;
2. Não se detêm nos caminhos dos pecadores;
3. Não se assenta na roda dos escarnecedores.
O que o justo faz?
1. Deleita-se na Lei do Senhor;
2. Ele produz frutos, tem vida longa e próspera.
E o ímpio, incrédulo e infiel, qual será seu destino? Sem a proteção de Deus eles serão como palha seca sem valor que um dia será espalhado e consumido, eles não suportarão o juízo. Então, vale a pena ser justo; siga as diretrizes deste salmo, não como conselhos, mas como princípios de vida. Viva cada orientação deste salmo e tenha um futuro próspero. Deixe cada princípio reger teu coração e serás feliz, bem-aventurado! Prepare, desta forma, o teu futuro, para que não sejas pego de surpresa ao chegar o futuro. Olhe bem para você, se você ainda não é um justo, torne-se agora mesmo; entregue-se aos caminhos de Deus!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google –
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...