sábado, 10 de agosto de 2013

Lições de Vida- Salmos 3

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 3
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Você dorme bem? O tempo em que você passa dormindo é suficiente? O sono é fundamental para todos os seres humanos. Dormir bem faz bem em todas as áreas: da saúde aos relacionamentos. Uma noite mal dormida ou mesmo ficar sem dormir provoca muitos males:
1. Afeta significativamente o relacionamento conjugal: Pesquisas revelam que a qualidade do relacionamento do dia seguinte e o relacionamento, por sua vez, afeta a noite de sono do casal. E, a noite mal dormida interfere no casamento durante o dia.
2. Afeta intensamente o desenvolvimento dos filhos: Mau humor, rebeldia, irritabilidade, fraqueza, enjoo, sensibilidade excessiva, são características de dormir pouco. Dormir é fundamental para formar a memória, revigorar a mente e o corpo, e é à noite que o hormônio do crescimento é produzido. Além disso, estudantes que dormem pouco têm o pior desenvolvimento acadêmico, menor autoestima e níveis altos de sintomas depressivos. Quem aprende a dormir tem menos gripe e resfriado, e, é menos suscetível às infecções.
Augusto Cury diz que “dependendo da qualidade do seu sono, você será uma pessoa agradável, tolerável ou insuportável. Se você anda explosivo ou impulsivo, reflita como você dorme. As pessoas insones irritam-se até com a sua sombra”. Leia o salmo 3 antes de dormir. Durma bem para sejas um cristão que reflita o caráter de Cristo! O sono é uma dádiva graciosa de Deus, louve-O por isso! Tenha um feliz sábado!

Penso, logo não consigo dormir – disse alguém! O cristão confia e logo consegue dormir. A teologia do sono é interessante, porém desconsiderada por muitos. Vou considerar o salmo 3 a partir do versículo 5, que é a cumeeira, o ponto alto, da mensagem do salmo:

1. Quem deita e dorme bem é porque, mesmo diante dos perversos – cobiçosos, egoístas, invejosos, críticos, acusadores e escarnecedores; – tem a Deus como seu escudo e sua glória (vs. 1-3).

2. Quem tem um sono tranquilo é quem, diante das adversidades e preocupações da vida, clama diretamente a Deus e espera pacientemente por Sua resposta (vs. 1, 2 e 4).

3. Quem deita e logo pega no sono é aquele que confia tão plenamente em Deus nem dez milhares de perturbadores o consegue incomodar, sendo que Deus o sustenta (vs. 5-6).

4. Quem tem um sono reparador é a pessoa que ao invés de revidar, fazer justiça e brigar por seus direitos, deixa tudo aos cuidados dAquele que é justo e poderoso (v. 7).

5. Quem dorme bem é todo aquele que crê, aceita e vive a salvação e a bênção que vem do Senhor Jesus Cristo (v. 8).

A salvação é uma bênção. Buscar ao Senhor é a nossa salvação. Ele nos protege do mal e dos perigos desta vida e nos assegura a vida eterna no Céu, livre de todo mal! Tenha um feliz sábado!


A falta de sono, de uma noite bem dormida, afeta toda a vida humana. Além das dificuldades conjugais e a má formação dos filhos, dormir mal tem causado mais males do que se imagina. Por longas eras o ato de “dormir” foi tido como tempo perdido, cria-se que o sono tinha a única função de restaurar energias gastas. Porém, as últimas pesquisas provam sua importância vital para a saúde humana. Uma noite bem dormida é essencial para manter o peso e a memória, fortalece o sistema imunológico, melhora a função do coração, facilita a criatividade e o aprendizado, além de estimular o raciocínio, etc. Dormir cerca de oito horas por noite reduz rugas no rosto e no pescoço, ameniza traços de cansaço; pois, ao dormir, a hidratação e o suor na pele podem ser maiores, suavizando, assim, as marcas da fadiga. Mas como dormir se está angustiado, sofrendo, aflito pela pressão dos injustos, ameaças dos invejosos e calúnias dos outros? Leia o salmo 3. Reflita em cada frase. Deixe o sofrimento aos cuidados de Deus. Submeta tuas preocupações a Jesus, tenha paciência, confie, e terás oferecido a Deus oração sublime. Ele será tua proteção. Calma e tranquilidade frente aos problemas não é uma espécie de covardia; é a atitude de Jesus ao sofrer injúrias, tolerar ofensas e insultos. Deixe-se ser moldado por Ele e terás um sono tranquilo e reparador. Leia mais aqui: http://portal-biblico.blogspot.com.br/2013/03/o-sono-presente-para-o-ser-humano-dormir.html

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...