segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Lições de Vida Salmos 5


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 5
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Como crescer espiritualmente de forma correta? A fórmula mais certeira é você é dormir com a Bíblia próxima a você para que ao acordar estendas a mão e a lê com oração. Deve acordar pela manhã e tua primeira preocupação deve ser encontrar-se com Jesus, encher a tua mente com coisas boas e nobres, meditar em Deus através de Sua Palavra e só depois realizar outras atividades.

Em Salmo 5:1-3 há orientações de como invocar a Deus. Três verbos nos dão as diretrizes: Dá ouvidos ... acode ... escuta. Não é errado levantar-se pela manhã e suplicar a Deus.

O verso 2 revela uma relação de intimidade entre Davi, o autor do salmo, e Deus a quem é dirigido o salmo. Tal intimidade também devemos ter.

No verso 3, aprendemos que o primeiro ato do dia consiste em elevar a voz a Deus e então vigiar na expectativa da resposta a ser enviada por Ele. De manhã é o melhor momento de orar e meditar em Deus, é quando a alma se eleva acima das mentes perversas que se levantam sem consultá-Lo, é quando a mente recebe a programação divina para as atividades do dia, é quando o corpo está descansado pronto para receber o poder do Espírito Santo para viver o cristianismo durante o dia de lutas e adversidades.

Faça todos os dias como Davi, peça a Deus que te guie e te proteja, submeta-se a Sua soberana vontade, dependa dEle para tudo; e, teu dia não será perdido em coisas que destrói a tua alma! Assim, crescerás espiritualmente e a tua fé se fortalecerá diariamente!


Olhando ao espelho você pode ver como você é, olhando para o salmo 5 você descobrirás quem é você. Veja cada uma das partes deste salmo:

1. As palavras do salmista revelam o pecador, perverso e impenitente à vista de Deus. A santidade de Deus não combina com a pecaminosidade dos iníquos, por isso, Sua santidade destrói os mentirosos e aborrece ao violento e fraudulento (vs. 5-4).

2. O salmista revela também como os que não buscam a Deus de fato vivem à vista dos seres humanos. Não há fidelidade em sua boca, o coração está cheio de destruição, abrem a boca para destruir as pessoas e enganam irrefletidamente (vs. 9-10).

3. O salmista fala de como vive os que humildemente buscam a Deus e confiam nEle. Frequentam ativamente à igreja, é reverente na adoração, suplica pela direção de divina e pede que seja retirada quaisquer coisas que atrapalhe viver com Ele (vs. 7-8).

4. As palavras do salmista revela a maravilha que é viver sob a bênção de Deus. Os que confiam em Deus vivem felizes, exaltam a Deus por Sua proteção, por amá-Lo Lhe dão glórias e honras, pois Deus abençoa e cuida do justo (vs. 11-12).

A vida é mais agradável com Deus ainda que a vida ofereça alguns percalços. Por isso, é melhor confiar em Deus para viver melhor neste mundo!

É possível viver sem nenhuma dificuldade na vida? Ser cristão é sinônimo de nunca enfrentar adversidade na vida? Medite no salmo 5 e veja alguns pontos interessantes diante dos momentos estressantes. Pois até mesmo um crente enfrenta crises, então medite:

1. Quando se está com dificuldades, deve-se orar a Deus em busca de auxílio (vs. 1-2).

2. O momento de orar é quando se levanta pela manhã, e fazer isso todos os dias (v. 3).

3. O local deve ser em casa ou no Templo, deve-se combinar o local do encontro (v. 7).

4. A oração deve ser clara, direta e específica: Davi pediu a direção divina (v.  e o livramento contra os seus inimigos (v. 10).

Os motivos da oração Davi estão expressos por todo o salmo 5. Em suas declarações ele é claro que Deus abomina o ímpio e por causa da pecaminosidade deles não podem permanecer na presença de Deus: porque Deus abomina o mal. Para não restar dúvidas, Davi especifica quem são os maus: os mentirosos, os assassinos, e os enganadores.

Há uma ênfase no pecado da língua não só neste salmo, mas em toda a Bíblia. Deus não tolera aqueles que têm a garganta que se parece um sepulcro aberto, só fala o que não deve, fere e mata com palavras; isso revela que sua alma está podre e deseja contaminar aos outros. No entanto, em meio a todos os desafios da vida, Davi conclama a todos os que encontram refúgio em Deus para adorarem e exaltarem a Ele (vs. 11-12). Você está convidado, você aceita?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. Excelente comentário. Uma contagiante inspiração. Deus lhes abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...