terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lições de vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 20-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Não se deve separar nenhuma de nossas atividades de Deus. Teologicamente tudo está vinculado e relacionado: tanto em dias de paz como em dias de peleja, tanto em batalha como em vitória, tudo na vida deve estar inter-relacionado com Deus. O Salmo 20 revela que uma das lições mais evidentes que a vida de Davi nos legou é a de relacionar todas as atividades corriqueiras com Deus e Seu sagrado nome. Evidentemente precisamos de Deus tanto para se obter sucesso no trabalho, como Davi precisou para ganhar suas batalhas. É por isso que quem anseia se dar bem na vida precisa apreciar a oração. O Salmo em apreço é oração pelos reis de Israel, pois a coroa real, política e poder, não impedem ninguém de sofrer neste mundo em que é visível o grande conflito entre o bem e o mal. Até os mais poderosos os homens do mundo deve ser inclinado não apenas à oração mecânica, momentânea e monótona; mas à oração constante. Sem oração não há dependência de Deus, e, sem dependência dEle não há vitórias. Atualmente a igreja é uma instituição sob ataques, não só pelos incrédulos, como também pelos demônios. A igreja é o povo de Deus em um mundo maligno. Ela está numa trincheira onde a batalha é acirrada e os perigos são muitos. Precisamos clamar por ela, não reclamar dela. Precisamos interceder por ela, não criticá-la. Precisamos lutar por ela, não contra ela. Precisamos erguer bem alto a bandeira (o nome) de Deus neste mundo em que reina o pecado!

O nome indica muita coisa, especialmente no passado, o qual estava ligado com o caráter. No Salmo 20 três vezes se faz menção ao sagrado e santo nome de Deus, em cada contexto do salmo em que aparece uma referência ao nome dEle, extrairemos princípios práticos para a nossa vida:
1. Salmo 20:1 – O salmista faz referência ao nome do Deus de Jacó;
2. Salmo 20:5 – O salmista vincula o nome de Deus à vitória humana;
3. Salmo 20:7 – O salmista relaciona o nome de Deus com promessas.
A partir daí é possível captar a teologia do salmo 20. Esses três versos deste salmo real, declaram a fé que o rei, em meio às adversidades e batalhas da vida, tem no nome de Deus. Numa cultura em que reinava o politeísmo – a crença em vários deuses – o salmista revela sua crença monoteísta – um único Deus está arraigado à vida diária das pessoas que creem e dependem dEle. Nestes três versos o salmista revela que o Deus do presente é o mesmo Deus do passado (de Jacó) e o mesmo Deus do futuro (faremos menção ao nome do Senhor). O mesmo Deus que agiu no passado é o Deus que age no presente e agirá no futuro. O mesmo Deus que ofereceu salvação e vitória no passado está à nossa disposição hoje. O Deus que conhece o teu passado e o teu futuro quer te dar a vitória no presente: Confie em Seu poderoso nome agora mesmo!

O tamanho de tua confiança em Deus se revela na profundidade, sinceridade e intensidade de tuas orações. O salmista no Salmo 20 expressa a esperança de que Deus vai guiar ao rei e atender aos seus pedidos. O salmista pede que Deus responda o clamor do rei (vs. 1, 9); que o mantenha seguro (v. 1), que envie-lhe ajuda e o fortaleça (v. 2); aceite suas ofertas (v. 3), conceda os desejos do seu coração (v. 4) para que a vitória do Senhor seja celebrada com alegria e responda todas as suas orações (v. 5). Deves ter em Deus a confiança demonstrada pelo salmista. O texto deixa explícito que a vitória de qualquer rei não dependia de sua cavalaria, mas de sua consagração e dependência do poder divino (vs. 3, 7). Nas palavras de Merril F. Unger “A oração pela vitória do rei terreno, 1-2, prefigura a vitória maior da salvação de Cristo, sendo que todo holocausto, 3, tipificava a morte de Cristo. A celebração da gloriosa salvação, 4-8, atinge o clímax num clamor do piedoso no tempo da tribulação, 9”. Os preparativos para os cristãos na batalha final entre o bem e o mal ou a dependência da providencia de Deus diante das adversidades da vida é uma vida de oração. A qual, nesta batalha, não deve ser ignorada pela falta de tempo, mas, executada por causa da falta de tempo. As atividades da vida podem fazer tirar nossos olhos de Cristo, mas pela oração mantenha teus olhos fixos nEle, pois Ele é o General, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...