segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lições de Vida Salmos 26


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 26-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Ninguém é perfeito. A integridade moral passa longe do ser humano. Falhas de caráter e defeitos de condutas são características inerentes à cada habitante neste mundo. No entanto, o que falta ao ser humano pecador se encontra em Cristo. Ele completa o que falta e torna perfeito o imperfeito. Leia o Salmo 26. Davi diz a Deus: “Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; tenho confiado no Senhor sem vacilar” (v. 1). Somente quem é íntegro, inteiramente honesto, fiel e sincero pode dizer tais palavras. Comentando sobre esse Salmo, Matthew Henry destaca que “aqui Davi, pelo espírito de profecia, fala de si mesmo como um tipo de Cristo, do qual o que conta de sua completa inocência é verdade, e só de Cristo, e só a Ele se pode aplicar. Estamos completos nEle. – O que anda em Sua integridade, confiando completamente na graça de Deus, está em estado de aceitação, segundo o pacto do qual Jesus foi o Mediador em virtude de Sua obediência imaculada até a morte”. A verdade é que em Cristo somos completos, íntegros e perfeitos; cheios de si mesmo e vazio de Cristo o pecador é imperfeito e incompleto. Quem confia em si mesmo não reserva espaço para confiar em Deus sem vacilar. Confiar sem vacilar é depender de Deus para tudo na vida, desde a primeira hora do dia até a última, desde as coisas pequenas até as maiores, desde as decisões aparentemente insignificantes às mais importantes. Hoje, confie no Senhor sem vacilar!

O Salmo 26 é profundamente intrigante. Ele revela a inquietação de qualquer pessoa fiel a Deus mergulhada numa sociedade imoral, perversa e corrupta. Davi expõe suas atitudes frente à sociedade de sua época dando-nos diretrizes de como um servo de Deus deve agir no presente:
1. Aproxime-se de Deus com sinceridade, transparência e reverência: Nesta oração musical percebe-se que o pecador deve pedir que Deus o julgue, examine, prove e sonde seu coração. Esta aproximação só é possível àquele que tem Cristo no coração e confia no Senhor sem vacilar (vs. 1, 11).
2. Afaste-se das influências e cumplicidade de pecadores impenitentes: Nesta geração é mais seguro afastar-se das pessoas falsas e dos que encobrem suas verdadeiras intensões (v. 4). Diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és é um princípio sempre válido neste mundo (vs. 5, 9-10).
3. Proclame ao mundo as maravilhas que Deus fez: Tua fé será fortalecida a medida que você a compartilha. Então deves proclamar ao maior número possível de pessoas o que Deus fez em tua vida (vs. 7, 12).
Ao seguir estes pontos, teus pés estarão firmes em terreno plano. O gracioso ato de seguir tais passos resulta numa afirmação de proteção e bênção. Se você estiver precisando de proteção e bênção para hoje, siga os três pontos acima e terás um dia de louvor e adoração a Deus.

Você ora a Deus? Quando você ora? Até quando você ora? O segredo da oração não é orar até que Deus se convença de que deve agir conforme o pedido do pecador, mas até que o coração pecaminoso seja transformado. Não é Deus quem precisa de mudanças de atitudes, é o ser humano. Veja com atenção o Salmo 26. A oração santifica o pecador, não o Criador. Orar muda a vida e as atitudes de quem ora, não de Deus. Ao orar - ato de aproximar-se de Deus - o pecador passa do ato de andar na verdade (v. 3) para a intimidade com Deus em Sua casa, no templo/igreja (vs. 6-8). Os sentimentos de rejeição e afastamento dos ímpios que ocupavam a mente no início da oração (v. 4) se transformam numa canção de louvor e testemunho (v. 7). O ódio contra os grupos de perversos (v. 5) é substituído pelo amor ao local onde se manifesta a glória de Deus (v.08) . Na oração as palavras de preocupação com a perdição (vs. 9-10) são substituídas por palavras de salvação (v. 11) . Assim, a oração deve nos fazer tirar os olhos de nós mesmos (vs. 1-2) e fixá-los no Senhor (v. 12). O foco deve ser Deus; o centro de tudo deve ser Deus. Ao oramos a Ele, os sentimentos e comportamentos de quem ora são transformados. Ao orarmos, Deus transforma nossa vida por Sua graça, não somos nós que mudamos a Deus com nossas orações. Então, até quando se deve orar? Até que estejamos transformados. Experimente fazer isso hoje!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...