quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lições de vida -Salmos 36


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 36-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A essência do ser humano é o pecado, mas precisa ser transformada. Pois o pecado é o combustível do fogo do inferno. O ser humano é estrategista, mestre em esperteza. O mais desenvolvido sabe como manipular as pessoas e as circunstâncias para atender a seus próprios interesses. É astuto em tudo o que faz. Não quer perder nunca. Ele aguça sua perspicácia a fim de sempre tirar vantagens de quem quer que seja, desde parentes próximos até amigos. Age igualzinho o seu mestre, Satanás. O Salmo 36, nosso foco de estudo e meditação, discorre sobre a hediondez do pecado. Um dos objetivos deste salmo é despertar o pecador contra o seu pecado. É sábio odiar o pecado e desejar-lhe a morte. É imprescindível que todo pecador rejeite seus pecados, pois estes estão com os dias contados; serão destruídos, com eles todos aqueles que a eles se apegam. O pecado causas diversos danos, arruína a vida de qualquer pessoa, por isso todos deveria ter um ódio mortal pelo pecado, seja ele grande ou pequeno. No entanto, infelizmente, mesmo depois de ler este salmo, milhares de pessoas ainda continuam amando mais que odiando o pecado. Infelizmente os pecadores preferem ser destruídos pelo pecado do que destruir o pecado. Infelizmente muitos preferem deixar que o pecado dite o destino do que determinar o destino de seus pecados. O que você vai fazer? Vai escolher destruir o pecado ou ser destruído pelo pecado?

Espelho, espelho meu, quem sou eu? Cada um deveria aproximar-se da Bíblia com o desejo de saber quem realmente é. Antes de dar atenção especial ao Salmo 36, é preciso te dizer que se você quiser interpretá-lo corretamente, deves ser sincero consigo mesmo. Se você não for sincero consigo mesmo, será com quem? Nem mesmo com Deus! Este Salmo retrata o comportamento que caracteriza o ímpio, aquele que não se converteu e nem o pretende. Veja com atenção:
1. O ímpio até crê que Deus existe, mas no fundo vive como se Ele não existisse (v. 1);
2. O ímpio mesmo sabendo que existe um Deus, não O respeita, não o teme (v. 1);
3. O ímpio é orgulhoso, e isso o impede de ver que é pecaminoso (v. 2);
4. O ímpio se acha muito sábio e esperto, manipula achando que não será descoberto (v. 2);
5. O ímpio é desonesto, não é sincero com ninguém, às vezes nem consigo mesmo (v. 3);
6. O ímpio é fraudulento, dá um “jeitinho” para tudo, é liso e trapaceiro com todos (v. 3);
7. O ímpio trama contra as pessoas, ele planeja o mal pensando ser esperteza (v. 4)
8. O ímpio tem ambições que são conspirações pecaminosas que se tornam ações diárias (v. 4).
Olhou no espelho deste Salmo? O que você viu, o próprio coração? Ainda há tempo de mudar. Não seja ímpio. Peça que Deus opere o maior dos milagres, a transformação de teu caráter.

A maior força do ser humano é percebida quando sente e reconhece a sua fraqueza com franqueza. Pois, quem se vê incapaz de ser melhor do que é começa a buscar a Deus de um modo jamais experimentado antes. Deus quer imprimir o Seu caráter em lugar do teu caráter. Deus quer trocar teu comportamento pelos Seus comportamentos. Deus quer que você morra para o eu para que Ele encontre espaço dentro de você. Deus quer te transformar plenamente. No Salmo 36 o salmista usa uma linguagem mais grosseira para falar do pecador, mas quando fala do caráter de Deus parece que o tom de seus escritos se torna mais amoroso. Como é o caráter de Deus?
1. Deus possui amor infalível (vs. 5, 7);
2. Deus é fiel, sincero (v. 5);
3. Deus é reto, honesto (v. 6);
4. Deus é justo, justiça (v. 6);
5. Deus é provedor e protetor (vs. 6-8, 10-12);
6. Deus é bondoso, misericordioso (v. 9).
Ao transformar o pecador, o Senhor imprime no coração deste o Seu caráter santo e perfeito. Isso se chama conversão. Você já é convertido? Você aceita que Deus te transforme? Somente se você for transformado por Deus o teu destino será alterado: terás a salvação, a vida eterna no Céu!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...