segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Lições de Vida - Salmos 40


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 40-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O desalento, a depressão, um aperto no coração e falta de esperança são experiências universais da humanidade. A vida é um ciclo de problemas e soluções. A vida consiste de altos e baixos, de subidas e descidas. Quase todos os adultos admitem haver passado por dias tempestuosos, ocasiões complexas de sofrimento e desespero. O Salmo 40 descreve a situação em que Davi, o homem segundo o coração de Deus, enfrentou; um tempo em que ele o comparou como estando no fundo do posso. O que mais nos importa é, o que ele nos ensina para resolver nossa vida?
1. Espere com paciência por libertação, há como sair do lodo (v. 2) para a pureza de uma canção (v. 3). Como? Resistindo a tentação de queixar-se, amargurar-se, de desistir ou embravecer-se; mas clamar a Deus e esperar pacientemente por Sua resposta, ou seja, quem está no fundo do poço deve olhar para cima (v. 12).
2. Apresente-se a Deus como um sacrifício vivo. As palavras dos versos 6-8 apontam para o futuro. Eles apresentam uma das profecias messiânicas do livro de Salmo que mais estimulam a mente. As palavras inspiradas de Davi são proféticas, apontam para o sacrifício de Jesus. Essa é a única oferta que Deus aceita.
3. Tire os olhos dos problemas e coloque-os em Jesus (vs. 11-12). Diante da maldade humana, é preciso pedir que Deus tome conta de tudo (vs. 14-15). Assim, da escuridão das circunstâncias clamarás como Davi, um testemunho impressionante da graciosa libertação divina (v. 17).

A vida é uma sucessão de sucessos sucessíveis que se sucedem sucessivamente sem cessar. Mas para que a tua vida tenha mais vitórias que derrotas, mais sucessos que fracassos você deve seguir os passos do Salmo 40: O que fazer quando estiver no fundo do poço?
1. De onde você estiver, clame pelo poder sobrenatural de Deus; Ele vai se inclinar para te ouvir (v. 1);
2. Resista às dificuldades com esperança e paciência, pois certamente Deus vai te tirar do charco de lodo em que você se encontra e te colocará para cantar em terra firme (vs. 1-3);
3. Relembre o que Deus já fez no passado na vida de personagens bíblicos; mas, principalmente em tua vida e, então, confie nEle (vs. 4-5);
4. Guarde a Palavra e a lei de Deus em teu coração e deleite-se em fazer somente a vontade de Deus, não a tua (vs. 6-10);
5. Não olhe às circunstâncias, para os problemas e desafios da vida que enchem o coração de angústia e desespero; olhe para cima, olhe para o amor consolador e restaurado de Deus (vs. 11-17).
Deus sabe que neste mundo há males sem número (v. 12), Ele sabe das dificuldades que os pecadores enfrentam (v. 12), mas Ele sabe livrar o pecador de seus erros (v. 13). Contudo, cada um de nós deve reconhecer com franqueza nossa fraqueza e dizer a Deus: “Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!" Tenha a Deus como o primeiro em tua vida e terás mais vitórias do que derrotas, mais sucessos do que fracassos! Siga os passos delineados no Salmo 40 e terás um lindo dia!

A alma humana almeja felicidade, paz e alegria; quem alcança tal estado de espírito é abençoado, ou seja, bem aventurado. O Salmo 40:8 diz: “Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira”. Colocar a confiança em Deus traz paz. Isso implica em deleitar-se em fazer a vontade divina desviando-se dos soberbos e mentirosos; significa ter a lei dentro do coração (v. 08). Nota-se que o Novo Testamento amplia a visão do salmista; o apóstolo declara que aquele que diz conhecer a Deus, mas não guarda Seus mandamentos é mentiroso e não tem a verdade (I João 2:4). Desta forma, há muitos cristãos charlatães e líderes religiosos mais interessados em enganar que salvar. Para ser bem-aventurado, desvie-se de quem fala a mentira. Pregue retidão na congregação, não fique calado (v. 9). Não ignore a retidão e a justiça que Deus estabeleceu; proclame a fidelidade e a salvação que Deus ofereceu (v. 10). Não escondes da congregação o amor e a verdade de Deus (v. 10). Peça forças para testemunhar com ousadia, peça proteção e diga ao mundo que tens prazer na lei do Senhor. Legalismo é ter a lei fora do coração; quem é liberto do pecado (vs. 1-3) e ama a salvação (v. 16) alegra-se no Senhor e tem a lei dentro do coração! Esse é bem-aventurado! Você pode ser bem-aventurado; diga a Deus agora mesmo: “Digna-te, ó Senhor, em livrar-me; ó Senhor, apressa-te em meu auxílio” (v. 13).

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. Que maneira gliriosa de ver esse sl 40.. Deus conceda Vitória p vc cada DIA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...