quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Lições de Vida Salmos 42-


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 42-#rpsp

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Você sente que falta alguma coisa a mais na vida? Percebes que as pessoas parecem procurar algo que nunca encontram? Você já se pegou refletindo em algo que imaginou que traria a mais plena satisfação e após a euforia, a vida voltou como era antes? Sabe porquê? Leia o salmo 42; ele é um lamento em que o salmista fica deprimido ao buscar prazer na vida. No coração em que Deus não está, há um vazio na alma. Há no íntimo de cada pessoa um anseio insaciável por Deus, muitas vezes sufocado com coisas banais. Blaise Pascal descrevendo sobre os que tentam inutilmente preencher esse vazio com coisas materiais, declarou: “Desse modo, buscam em vão, e não acham nada que possam ajudá-los, encontrando apenas um abismo infinito que só pode ser preenchido por Aquele que é infinito e imutável. Em outras palavras, esse vazio só pode ser preenchido por Deus”. Então devemos exclamar como Davi: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus” (v. 1). Aproximar-se de Deus é a atividade mais compensadora da vida. Absolutamente nada se compara a alegria de buscá-Lo e viver com Ele. Pois, você só será completo quando Deus te completar, quando Sua gloriosa presença purificar a preencher a tua alma e todo o teu ser. Só haverá paz em teu coração quando o relacionamento com Ele for a satisfação do teu coração. Só haverá harmonia em tua vida quando tua alma estiver em sintonia com a vontade de Deus!

Muitos idosos reconhecem que a vida não teve sentido; depois de conquistar tanto percebem que resta um vazio na alma. Esse vazio só Deus preenche. Antes que seja tarde convide-O a entrar em teu coração e na tua vida. O Salmo 42 revela o anelo de quem percebeu que neste mundo nada e nem ninguém preenche o infinito vazio do coração, a não ser Deus. São palavras de um coração que sente a ausência de Deus e clama ansiosamente por Sua presença (vs 1-2). Seria esse o teu anseio? Nos versos 3, 9-10, é revelado o desespero humano de estar longe de Deus. Além disso, sem a presença dEle há um sentimento de estar desprotegido dos perigos da vida. Então, deves ter atitude, lembre-se da bondade de Deus (vs. 4-8) creia nessa bondade a ponto de descansar confiando nela (v. 11). Quem crê e confia em Deus coloca o coração e vida perante Ele; ou seja, deposita toda sua esperança em Sua Palavra! Matthew Henry comenta: “Quando a alma descansa em si mesma, afunda; se apegar-se ao poder e à promessa de Deus, mantém a cabeça por cima das grandes ondas”. Deus deve ser o foco de tudo ou tudo perderá o foco. Ele deve ser o primeiro na vida, senão nada terá sentido. Deus deve preencher o nosso coração, do contrário, não há nada que nos dará total satisfação! Deus deve ser central em nossa alma, do contrário a encheremos de banalidades, iludindo-a com satisfação superficial. Coloque Deus no lugar que só Ele preenche: no teu coração!

A vida é taxada de “difícil” pela maioria e de “miserável” pela minoria. O Salmo 42 deveria chamar a atenção de todo habitante deste Planeta; pois ainda que tenha sido escrito há milhares de anos, se aplica perfeitamente ao século XXI. Comentando os seus versos, Matthew Henry explicou: “O caminho para esquecer nossas misérias é lembrar-se do Deus de nossas misericórdias... nossas expectativas de fé devem avivar nossas orações”. Neste salmo Davi sente falta da casa de Deus e de encontrar-se com Ele em Sua casa. Assim como duas pessoas que se amam, estando longe sentem falta uma da outra e querem estar juntas;, assim, quem ama a Deus quer estar sempre com Ele, ir a Sua casa e voltar com Ele para casa. A saudade de Deus abate o coração daquele que O ama (v. 6), sente falta de fazer mais em favor dEle (v. 4) e anseia exaltá-Lo (v. 5). O pecado afasta o ser humano de Deus, cada pecado é mais um abismo intransponível entre o pecador e Deus (v. 7); porém, essa distância pode ser rompida por uma oração (v. 08). A oração do pecador surge de um coração aflito e frágil em direção a uma rocha firme, que é Deus (v. 9); revela a fragilidade da vida perante um Deus eterno (v. 9). O resultado disso é que a alma encontra descanso, esperança e conforto. Então, aceite que a tua miséria só pode ser resolvida com a misericórdia divina! Busque-a e diga a Deus que Ele é teu Salvador e teu Deus (v. 10). Deixe Deus penetrar e inundar o teu ser para que tenhas prazer de viver!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...