sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lições de Vida -Salmos 44


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 44-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Devemos olhar para o passado para aprender lições por ele deixadas e as promessas do futuro devem de ser clamadas no presente. Davi, no Salmo 44, esboça os grandes feitos do poderoso Deus no passado e no presente eleva a Deus a questão de Ele permitir que Seu povo seja humilhado. Destaca-se deste Salmo três lições revigorantes sobre a História:
1. A mão de Deus se faz presente na história, Ele tem as rédeas da História em Suas mãos. Deus não só escreve a História, Ele faz a História (vs. 1-3). Por meio das histórias bíblicas, o Livro de Deus, como Seus filhos podemos reconhecer Seu poder e transmiti-las a nossos filhos. A história nos mostra a mão e a presença de Deus neste mundo; então deixe Deus conduzir a história de tua vida!
2. Deus continua agindo na história da humanidade até hoje. A existência da humanidade depende do autor da vida, Deus. Sem Sua permissão para viver, a história da humanidade já teria chegado ao fim. A única esperança para a humanidade é confiar em quem tem o controle da história (vs. 4-16).
3. Deus cuida de Seu povo através da história. Pelo fato de Deus reter o juízo que os pecadores merecem, Ele revela Seu controle absoluto da história. Sua misericórdia é a esperança do pecador.
Entregue o controle de tua vida a Deus, a fim de que Ele mude o curso de tua vida e escreva uma nova história. Deixe-O fazer parte de tua história!

Lembranças de um reavivamento poderoso e certeza de um glorioso reavivamento no futuro não garantem reavivamento no presente; urge clamar a Deus agora com urgência. Isso revela que não se pode, jamais, se conformar com um presente árido, sem vigor espiritual. O reavivamento resulta da misericórdia divina, pois Sua ação justa requer justiça. No Salmo 44, depois de recapitular os tremendos feitos de Deus no passado, conclui com as seguintes palavras: “Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão? Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso ventre se apega à terra. Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias”. Elas revelam a necessidade de reavivamento. Todo cuidado do povo de Deus foi devido a misericórdia divina. Em todo o Salmo não se vê Davi clamando a Deus por justiça, mas sempre por Sua misericórdia (vs. 23, 26), pois Ele conhece até os segredos do coração (v. 21), os quais exige a morte. O reavivamento espiritual no presente será fruto da Sua misericórdia, não resultado de nossas obras. Enquanto apresentamos nossos feitos a Ele, cobrando dEle com base em nossas obras, nos iludimos esperando um reavivamento que nunca virá. Entretanto, se confiarmos em Sua graça, em Seus feitos e reconhecermos que estamos abatidos até ao pó sem as forças para se levantar, o Espírito Santo renovará nossa paixão espiritual e nos reerguerá com vigor nos dias finais da história deste mundo!

O Deus do passado é o Deus de hoje; entretanto, não ha como servi-Lo de verdade hoje se só se pensa nEle no passado. O fato de relembrar Seus atos passados deve nos motivar no presente e não fazer da religião um museu. Quem vive informações sobre Deus vive apenas a história do que Ele fez e não mantém um relacionamento com Ele. O Salmo 44 apresenta o que Deus fez no passado para motivar os fieis do presente a não se contentar com meras histórias, mas clamar para Deus haja no presente como agiu no passado. Lembrar que Deus libertou, guiou, sorriu para Seu povo e o favoreceu deve levar a uma busca intensa no presente, pois Deus não mudou e nem morreu. Ele é o mesmo e está tão vivo como antes. As maravilhas do passado devem provocar terrível desgosto no presente. A aflição mental e física no presente se deve a falta de vigor e paixão espiritual que tiveram os grandes e antigos homens e mulheres. A perplexidade do presente não deve levar ao comodismo, mas a insatisfação; portanto, não se contente com uma religiosidade vazia, superficial, oca, sem conteúdo, com doutrinas sem consistência e um relacionamento morno com Deus. Não se acomode com um formalismo frio e práticas tradicionais que não passam de mecanismos sem vida. Leia quantas vezes necessário o Salmo 44, mas faça a petição dos versos 23 a 26 até que sejas inflamado com o fogo poderoso do Espírito Santo e sejas incendiado para incendiar todas as pessoas a sua volta. Peça, clame e suplique cada frase final deste Salmo e terás um maravilhoso dia de preparação para o dia do Senhor!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...