sábado, 21 de setembro de 2013

Lições de Vida- Salmos 45


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 45-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Casar é um momento espetacular. É a celebração do amor, da união e do relacionamento mais íntimo entre um homem e uma mulher. O Salmo 45 é um mesquil. É um cântico de casamento. Composto pelos filhos de Corá que visa louvar ao rei e à rainha no dia do casamento. A cerimonia nupcial de um rei é extremamente bela, imponente e extraordinária. O poeta bíblico não deixa por menos, ele descreve o charme do rei (vs. 1-2); apresenta suas conquistas em defesa da verdade, humildade e da justiça (vs. 3-5); fala sobre sua coroa (vs. 6-7) e de suas preciosas vestes perfumadas (v. 08). O ambiente adornado também é relatado pelo salmista; porém, a noiva atinge o auge da poesia e da música. Nos versos 9 a 17 os detalhes se afloram a partir da pena do salmista. Ela está com as mais lindas vestes jamais vista, assim ela é conduzida ao rei. Ela é instruída nesta festa a deixar para trás seus pais. Ela é orientada à submissão honrosa ao marido. Então, sua glória seria notada, seus filhos serão reis e todas as gerações a honrarão. Como seria melhor se as pessoas tivessem todos esses princípios em mente. Se começassem bem o casamento, cada cerimônia seria a união de um príncipe com uma princesa, ambos filhos de Deus. No entanto, atualmente se começa errado, pensando fazer um teste se vai dar certo; moram juntos por um tempo, até perceberem que não foram feitos um para o outro. Claro que vai dar errado, pois começou tudo errado. Quer que dê certo teu casamento? Comece certo!

Mesmo começando certo, não há 100% garantia que o casamento dará certo até o fim, pois vivemos num mundo todo errado. Então, como esperar que dê certo quando se começou errado num mundo todo errado? Entendeu?! Porque muitos não entendem! A vida sem Deus é uma vida sem sabedoria: se procura felicidade no caminho da desgraça, paz por meio de brigas e guerras, esperança trilhando as veredas do desespero; há tentativa de sucesso seguindo regras do fracasso. Que loucura! Isso é chamado de sabedoria. Assim, a verdadeira sabedoria é ignorada. Os véus das noivas estão cada vez mais longos, os casamentos cada vez mais curtos; isso, quando há casamento! As cerimônias que significam noivos puros diante de um Deus santo para receber a bênção para uma vida matrimonial feliz ficou no passado, junto com a felicidade. Estas cerimônias estão se acabando, e ao fazerem, muitos já não são virgens; quantos enganam o ministro de Deus! ... pior, é almejarem a felicidade começando algo tão sagrado com mentira, falsidade e fraude. Ah se todo jovem seguissem os princípios bíblicos. Seria bom se cada pai e cada mãe inspirasse seus filhos a se inspirarem nas palavras do salmo 45 e os ensinassem a sonhar por um belíssimo casamento, puro e honroso como príncipes e princesas do rebanho do Senhor! Ah se as pessoas duvidassem mais de seus instintos e paixões e confiassem mais nos princípios divinos! A vida seria bem melhor? Como seria!

Se casamentos não estão dando certo, o que pensar dos compromissos dos milhares de cristãos com Cristo? Creio eu que, assim como muitos casais só estão juntos por alguma razão (filhos, status, tradição, família, etc.), há cristãos na igreja por motivos similares, mas já não amam e mantém intimidade intensa e ardente com Jesus. Segundo o intérprete bíblico David S. Dockery, os cristãos há muito veem neste Salmo o símbolo de Cristo e a igreja (Salmo 45:6-7; compare com Hebreus 1:08). Com tal visão escatológica, o salmista aponta ao advento glorioso do Rei Messias para buscar a Sua noiva, a igreja. Os versos de 1 a 5 apontam para a glória, majestade e poder de Cristo, o noivo. Os versos de 6 a 8 predizem o esplendor de Seu reino. E, os versos 9 a 17 referem-se à noiva, fieis de toda a Terra que se unirem à igreja de Cristo e permanecerem fieis, dedicados e submissos a Ele até o dia das bodas do Cordeiro. Aí me pego pensando, se as pessoas não valorizam um compromisso tão sério - o casamento, que é visível; estarão valorizando o compromisso com Cristo, sendo que este exige fé por não ser tão visível quanto o casamento? Se há desrespeito ao casamento, instituição sagrada, projetada por Deus, será que se está honrando como deveria o relacionamento com Cristo? Pense: Problemas de relacionamento interpessoal revelam problemas no relacionamento com Cristo. A falta de relacionamento com Cristo é a causa de tantos casamentos estragados, fracassados. Acerte tua vida com Cristo a fim de que restaure outros relacionamentos!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...