quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lições de vida- Salmos 50


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 50-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
 Deus ama, por amar corrige! Deus se interessa pelo bem de quem ama, então reprende. A desobediência é passível de disciplina. O Salmo 50 é uma reprovação a um povo que merece castigo pelo pecado. Deus repreende àqueles que uma vez assumiram aliança com Ele, mas com o tempo relaxou nesse compromisso. Antes da reprovação, há uma descrição do culto em que Deus se manifesta como Juiz (vs. 1-6). A transgressão foi a infidelidade ao compromisso moral da aliança (vs. 16-20), a qual jamais poderia ser compensada pela prática externa de adoração (vs. 8-15). A conclusão do Salmo é uma advertência aos obstinados no caminho do pecado e uma promessa de salvação aos fieis no compromisso com Deus (vs. 16-23). Como nos dias do Antigo Israel, o atual Israel de Deus, investe tempo em uma adoração vã, inútil, apenas externa. Rituais não significam nada diante de Deus se não houver relacionamento com Ele. Religião sem transformação é falsa, mecânica e sem vida. Religião que não religa o pecador ao Criador é passatempo, inútil. Como bem disse Charles Ryle, pessoas que se declaram cristãs e vão à igreja para observar os outros, cochichar, incomodar, bocejar ou dormir, e não para orar, louvar e ouvir, não são melhores que os judeus ímpios do passado. O pior de tudo é que Deus orienta, mas as pessoas O negligenciam. Então, Ele que conhece o coração diz: “Tu odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti” (v. 17). Desta forma, as pessoas nunca aprendem. E você, aprende?

O ato de adorar é universal, é natural do ser humano. A questão é quem, como e por quê adorar. A criação é o primeiro motivo pelo qual Deus merece ser adorado. E, a verdadeira expressão cúltica deve revelar publicamente Sua majestade. O louvor deve focar sempre nEle; O qual condiciona o adorador a um genuíno respeito diante da Sua santidade e a uma vida integralmente santificada, transformada pela influência da presença de um ser Santo e Glorioso. A falsa adoração é caracterizada por uma vida inadequada de quem alega servir a Deus. Leia o Salmo 50, ele é perfeito para esclarecer o assunto. Charles Ryle diz que: “Crianças e tolos, que apreciam a aparência mais do que a essência, podem achar que tudo está bem quando há grande exibição exterior de religião. Mas não é assim que Deus pensa”. Ele olha aos adoradores e vê quando o culto é realizado, mas condena tal culto. A acusação divina é devido aos rituais externos e vazios; só de aparência, superficial, sem conteúdo. Sobre o culto moderno Marcos de Benedicto diz que “a maioria das igrejas tem pouca gente que se engaja na adoração”. Tem muita gente perdendo tem na igreja com adoração inútil. A fim de resolver o problema, de Benedicto diz: “Adorar é penetrar no terreno mais sagrado do Universo e ter um encontro pessoal com o Deus vivo para receber um toque de vida”. Então, ao adorar, adore de verdade, intensamente, cheio do Espírito Santo; tenha um encontro real e íntimo com o Criador.

O que se tem chamado de adoração nos tempos atuais dificilmente Deus a reconhece como tal. O louvor, ao invés de transformar-se cada vez mais no ideal de Deus torna-se cada vez mais de acordo com o ideal humano. Ao invés de investir em adoração solene, enobrecedora e bíblica, as igrejas tem gasto dinheiro santo investindo em show, em ativismo piedoso sem conteúdo bíblico. As músicas lembram as músicas mundanas, por isso muitos programas são classificados como shows gospel, mas não adoração a Deus. Tais adoradores deveriam ler o salmo 50, aprender o que Deus diz e não o que o músico, o cantor ou qualquer ser humano diz. A adoração verdadeira surge de um coração regenerado, um coração santificado. A adoração pública ela é verdadeira quando é regada por longos dias pela adoração particular genuína. Sem isso, a adoração não passa de formalidades, rituais de culto, mas sem um encontro com Deus. Apesar de todo ativismo religioso, o povo passado esqueceu-se de Deus (v. 21); será que hoje os adoradores do presente não estão no mesmo caminho. Então, é tempo de buscar uma adoração bíblica, em harmonia com a Palavra de Deus. É preciso ser regido pelo Espírito Santo antes, durante e depois do culto; é isso que Deus aceita. O Senhor diz: "Aquele que oferece sacrifícios de louvor me glorifica, e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus" (v. 23). Depois de ler essa mensagem, não se esqueça de teus amigos adoradores!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...