sábado, 28 de setembro de 2013

RPSP- Salmos 52


Reavivados por Sua Palavra #rpsp
Leitura Bíblica  - Salmos 52
Comentários: Garth Bainbridge
Este Salmo refere-se a um evento específico: “Poema de Davi, quando o edomita Doegue foi a Saul e lhe contou: ‘Davi foi à casa de Aimeleque’ “. Este foi um dos momentos mais sombrios da história de Israel . Saul assassinou todos os sacerdotes da família de Aimeleque, e também os habitantes de Nobe (1 Samuel 22), por terem ajudado a Davi quando ele fugia de Saul.

A mensagem é perfeitamente aplicável ao mundo de hoje. Você já conviveu com uma pessoa opressora fisicamente ou emocionalmente? Alguns de vocês, que estão lendo este comentário, certamente sabem como é a vida sob um ditador cruel, um empregador insensível e explorador, um cônjuge abusivo, ou um relacionamento com um manipulador ardiloso. Esta é a situação a que o Salmo 52 se refere.

Os primeiros quatro versos descrevem o abusador de poder, o “homem poderoso”, que planeja a destruição dos outros, que se vangloria o tempo todo, que ama o mal em vez do bem, a falsidade em vez da verdade, e cujas palavras são enganadoras e nocivas. Tal pessoa, diz o versículo 1, é uma vergonha para Deus.

As primeiras palavras do versículo 5 introduzem um fator que o homem mau não leva em consideração: “Certamente Deus. . . “. A seguir, em termos mais drásticos, apresenta o que Deus fará com o homem ímpio. Seja nesta vida ou na futura, sua ruína será definitiva e completa.

Por outro lado, no início do verso 8, encontramos Davi, identificado por meio de duas palavras: “Mas eu. . . “. Em contraste com o ímpio “homem poderoso”, que será destruído, as palavras de Davi são todas sobre a vida eterna e um futuro sem fim, porque ele confia no amor infalível de Deus e põe a sua esperança no bom nome de Deus.

Que palavras você prefere ter em sua lápide? As do versículo 7: “Veja só o homem que rejeitou a Deus como refúgio; confiou em sua grande riqueza e buscou refúgio em sua maldade!” (NVI), ou as do versículo 8: “eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre” (NVI)? Essa escolha terá resultados eternos.
Garth Bainbridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...