quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Providência Divina


Lições de Vida

A Providência Divina na história de seu povo
Leia na Bíblia- Salmos 78
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Os tempos mudaram, a cultura do século XXI é diferente do que era no tempo de Asafe; em tudo isso, ainda que as pessoas, obviamente, não sejam as mesmas, as atitudes delas são exatamente iguais. Israel era a igreja de Deus de então, indiferente às questões espirituais; não somos nem um pouco melhores do que eles a fim de julgá-los e condená-los. Diante desta triste realidade no Salmo 78 se nota um tom de positivismo, não da parte humana, mas da divina. A despeito dos religiosos, tanto os antigos quanto aos modernos, a despeito da rebeldia, incredulidade, negligência e ingratidão deles, Deus é misericordioso, perdoador e paciente mesmo frente à Sua ira e indignação (v. 38). Fato é que, o segredo do futuro encontra-se no presente; o futuro espiritual de uma família, de uma igreja ou mesmo de uma nação depende de como se vive no presente diante da presença de Deus. Mais do que de Deus e Seu empenho, o futuro espiritual da próxima geração depende de como a geração atual se compromete e se relaciona com Deus e as coisas sagradas. Disciplina e compromisso espirituais produzem bons resultados, mas indisciplina e negligencias acarretam terríveis consequências. Talvez a lição mais importante que há no Salmo em consideração seja que Deus pode fazer o possível e até o impossível, até mesmo desviar-se de Sua cólera e não deixar despertar toda a Sua ira, mas se a pessoa não fizer a sua parte, não há mais nada a fazer a não ser cada qual colher a sua sorte.

É fundamental conhecer a história do povo de Deus, melhor ainda é pertencer a ela; porém, além disso tudo é a possibilidade de participar ativamente e fazer história, deixando-a como legado à geração futura. O Salmo 78 tem a finalidade de motivar o povo de Deus a continuar a história. A fim de ser isso seja possível, baseado nas palavras do salmista Asafe, extrai-se quatro princípios fundamentais:
1. Os adultos tem o dever de transmitir à nova geração o testemunho dos atos de Deus a fim de perpetuar a fé (vs. 1-6);
2. Os adultos devem reviver através da história os atos, ensinamentos e propósitos de Deus em sua vida diária a fim de que a próxima geração tenha uma base para apoiar-se (vs. 7-16).
3. Os adultos precisam ensinar os erros das gerações passadas a fim de que a nova geração os evite e seja abençoada com uma vida isenta das consequências dos erros antigos (vs. 17-37).
4. Os adultos necessitam apresentar o verdadeiro caráter de amor e justiça do Deus que guiou, amou e disciplinou ao Seu povo para o bem de todos (vs. 38-72).
Estes princípios também se encontram no último sermão de Moisés; o qual, de tão importante foi escrito num livro e inserido na Bíblia: Deuteronômio. A questão é: Por que repetir o assunto aqui? É importante considerar a diferença entre o Salmo e o livro de Deuteronômio, o primeiro é um mesquil, o segundo, um sermão. Na liturgia da vida, cada um tem o seu lugar. Valorize cada estilo da Palavra de Deus!

Quando a fé se torna escassa, a vida se torna chata. Quando falta fé em Deus, a vida na Terra se torna mais amarga e deprimente. É isso o que Deus, nas palavras de Asafe descritas no Salmo 78, está querendo nos ensinar ou alertar nos dias atuais. Este resumo poético da história de Israel na sabedoria hebraica é uma magnifica confissão - embora em forma de exortação -, da grandiosidade, bondade e fidelidade de Deus a despeito da incredulidade e infidelidade do povo que Ele ama. O povo, ainda que professe fé teórica, pode revelar quase nenhuma fé prática (v. 22), a qual desperta a ira de Deus (v. 58) e inclusive a rejeição (v. 59). Ampliando esta realidade espiritual, perceba que Deus é bonzinho, mas não bobinho. Reflita: Da escravidão Deus arrancou Seu povo; em resposta, este pecou contra Ele no deserto (vs. 9-51). Deus deu a promessa de uma terra e a cumpriu; em contrapartida, o povo O traiu com ídolos (vs. 52-66). O Libertador deu a aliança real por meio de Davi, porém o povo se debandou (vs. 67-72). O que mais Deus poderia fazer? Amigo leitor, se você tem andando pelo mesmo caminho espiritual do antigo Israel, considere tua religiosidade. Se você tem sido negligente na oração, estudo da Bíblia e frequência aos cultos, reavalie a tua atitude para com o Deus que deu Seu precioso Filho a fim de te libertar da escravidão do pecado. Reafirme teu compromisso com Ele e viva o plano que Ele tem para você. Não brinque de ser cristão! Renda-se plenamente a Ele com fé! Vale a pena!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...