sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ações de graça- Salmos 65

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 65
Ações de graça pelas bênçãos da seara
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O Deus que a Bíblia revela é o Deus que nenhuma mente humana pode inventar. Sem a revelação bíblica nenhum Deus das nações é verdadeiro. Aparte deste Deus vivo e poderoso não há nenhum outro deus com características tão singulares. Você está convidado a ler o Salmo 65 e vislumbrar que Deus é bom até mesmo para os maus. Deus é paciente até mesmo com os intolerantes. Deus é generoso até mesmo para o egoísta. Deus revela Seu cuidado até mesmo para os incrédulos. Deus oferece a salvação a todos os perdidos. Nos primeiros versos deste precioso Salmo, você e eu, judeus e gentios, todas as pessoas de todas as nações, sem exceção, somos exortados a glorificar, adorar e honrar a Deus Seu imenso poder e infinita bondade, as quais se revelam em Sua administração graciosa (v. 1), escutando toda oração realizada a Ele (v. 2), perdoando os pecados dos pecadores (v. 3), satisfazendo àqueles que O buscam (v. 4) ao protegê-los e oferecer-lhes salvação e libertação real (v. 5). Assim, sem deixar ninguém de fora, o salmo incentiva a todos a louvar ao Deus criador, mantenedor e salvador. Esse Deus não é negligente, Ele se revela atuante em Sua criação, na natureza; revela Seu perdão e Suas muitas bênçãos e Seus cuidados gerais sobre todos os habitantes da Terra (vs. 6-13). Desta forma, Davi disseca sobre a satisfação da verdadeira religião e exalta a Deus por sustentar Sua criação e proporcionar colheitas abundantes; e você, por que O louvará?

Em qual estágio da vida você está? Na vida existem estágios que caracterizam a infância, a adolescência, adulta e terceira idade ou melhor idade como agora é chamada. Agora pense, em qual estágio da vida espiritual você está? A vida religiosa também tem seus estágios, leia o Salmo 65, e extraia belos e maravilhosos princípios para serem aplicados à vida para fazê-la melhor. Destacaremos os quatro estágios da vida com Deus do versículo quatro:
1.       Primeiro, Deus escolhe;
2.      Segundo, Deus te atrai;
3.      Terceiro, Deus te acolhe;
4.      Quarto, Deus te satisfaz.
Esses são os estágios da vida de quem busca a intimidade com Deus, que ora a Ele e pede perdão de Suas transgressões (vs. 1-3). Esses passos caracterizam o Evangelho: Primeiro Deus te escolhe em Cristo Jesus, após te escolher Ele te atrai com Seu amor, bondade, generosidade e cuidado; assim que você aceita ser atraído a Ele, serás aceito e acolhido por Ele; então, Ele satisfará tua alma, preencherá o teu coração e o prazer da Sua presença fará vibrar tuas emoções a ponto de elevar a tua voz e cantar dos extraordinários feitos de Deus. Você O louvará por ter formado as montanhas (v. 6), por acalmar os mares do Oceano (v. 7), por administrar a terra com chuva, sol e fertilidade para produzir (vs. 8-10) e por fazer crescer as plantas e produzir alimento para o mundo (vs. 11-13). Desejo que você passe por todos os estágios da intimidade com Deus e alcance o prazer da comunhão intensa com Ele.

Agradecer está relacionado com reconhecer. Tem muita gente que não agradece a Deus porque não reconhece nada do que Ele faz. Tem muita gente que só sabe pedir, suplicar e clamar e nunca agradece porque mesmo que seus pedidos, súplicas e clamores sejam atendido pelo Senhor Deus Criador sua vida se caracteriza por reclamações, pessimismo e ingratidão. O Salmo 65 é uma excelente reflexão que motiva o leitor atento a uma vida de louvor, adoração e exaltação a Deus pelo que Ele fez, faz e fará por aqueles que se rendem a Ele. Destacamos dois pontos apresentados no Salmo sobre os motivos pelos quais todo coração deve ter um senso de gratidão a Deus:

1. Todos os habitantes da Terra devem ser convidados a agradecer a Deus por Seu eterno, perfeito e maravilhoso plano misericordioso da salvação de todos os povos (vs. 1-5). A salvação é oferecida a todos os homens, lê-se “seres humanos” (v. 2) oferecendo esperança a todos, de todas as extremidades da Terra e dos mais longínquos mares (v. 5). A salvação não é exclusiva a alguns, ela inclui a todos! Agradeça a Deus por isso!

2. Todos os mundanos – os terráqueos, devem agradecer a Deus por Suas realizações generosas e miraculosas (vs. 6-13). O poder de Deus se revela em toda a natureza (vs. 6-7). Não há lugar do Planeta que as pessoas não vejam os feitos de um Deus criador (vs. 8-10); assim, é Ele Quem sustenta as nações com alimento produzido na terra! Agradeça a Deus por isso!

Só quem quer ver vê que Deus visita à Terra, e dá recursos suficientes para seus habitantes viverem. Quão gratos e comprometidos com Ele deveríamos todos ser!

Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...