domingo, 20 de outubro de 2013

Lamento- Salmos 74


Lições de Vida
Lamento por causa da profanação
Leia na Bíblia- Salmos 74
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Há um grande conflito entre o bem e o mal, entre o povo de Deus e inimigos desse povo. O povo de Deus, ao baixar a guarda, perde a proteção de Deus e vivem terríveis destruições dos inimigos. No entanto, como Asafe, é preciso que oremos, clamemos pelo Deus que nunca ignora uma oração sincera (Salmo 74). Neste Salmo, após descrever a situação real causada pela destruição da oposição sobre a cidade e o templo, o salmista revela o final vencedor desta batalha cósmica contra Deus e Seu povo (vs. 1-9). Após questionar a aparente inação divina, se apoia na revelação sobrenatural da ação de Deus sobre o maior e principal dos inimigos, trazendo à luz o fim dessa situação deplorável (vs. 10-23). Em palavras proféticas, simbólicas em sua natureza, Asafe compara Satanás ao Leviatã, o monstro das águas (vs. 13-14), revelando assim que deste a antiguidade, Deus é o Rei soberano, que vem operando a salvação no meio da Terra (v. 12). O mesmo Deus Criador é o mesmo Salvador; assim, quem criou o mundo e a humanidade, salva do pecado que invadiu e destruiu aos seres humanos e arruinou a vida neste Planeta (vs. 15-23). Você, que sofre e se aflige pelas ações do mal, deves saber que inimigos do povo de Deus são inimigos do próprio Deus; e, Deus não deixará que tais inimigos vençam sobre Seu povo peculiar. Faça parte do povo de Deus, não dos que se opõem a esse povo. Viva com Deus e verás e terás vitória sobrenatural em tua vida até o dia da volta de Jesus.
Composto na ocasião da assolação de Jerusalém e da destruição do templo o Salmo 74 é um cântico espiritual com um tom motivacional diante do desânimo espiritual do povo de Deus. Escrito por Asafe, cada estrofe revela seu olhar atento, questionador e seu zelo pelas coisas de Deus. Este Salmo destinado a Deus, faz o povo da aliança relembrar sua origem e identidade (vs. 1-2). Descreve a realidade em que se encontram as coisas de Deus aqui na Terra devido à ação destrutiva do inimigo ou seus agentes contra os emblemas pedagógicos da doutrina da salvação e os recursos divinos para guiar Seu povo à libertação do pecado (vs. 3-9). Expressa as inquietações frente a terrível realidade espiritual do povo que deveria ser o exemplo de consagração e tornou-se exemplo de perversão (vs. 10-11). Apesar de tudo, as palavras inspiradas exaltam a Deus, por Sua eternidade (v. 12), Seu poder (vs. 13-15) e Sua criação (vs. 16-17). Por fim, intercede a Deus a fim de que se lembre de Suas próprias ovelhas (v. 19) e as liberte vs. 20-22). A atitude de Asafe deve inspirar-nos diante de realidades desesperadoras quando o povo de Deus, que deveria viver para representar o caráter de Seu Salvador, vive exatamente o contrário e sofre as consequências de sua ingratidão a Deus. O verdadeiro fiel não critica, ele intercede a Deus em prol de Seu povo. Faça você o mesmo, comece agora mesmo.

Diante da realidade decadente da moralidade, espiritualidade e prosperidade do povo de Deus, o remanescente não deve criticar aos pecadores, mas interceder por eles em oração a Deus e motivá-los à consagração. Quando a cidade e o templo se achavam destruídos pela ação do inimigo devido à falta de santificação do povo, Asafe chamou a atenção dos supostos religiosos de então e de agora devido às tendências religiosas que punham em risco o compromisso do povo perante o seu Deus (Salmo 74). Assim, ao você interceder pelo povo de Deus ao Deus desse povo ore pela identidade religiosa perdida (vs. 1-2), conte a realidade caótica em que se encontra o povo (vs. 3-9) e sobre os sentimentos do teu íntimo (vs. 10-11); lembre-se de engrandecer a Deus na certeza de que por Ele ser o proprietário do povo que um dia Lhe aceitou venha agir em prol dele (vs. 12-23). A oração intercessora deve ser específica em apresentar a Deus a realidade e a finalidade da oração. Muitas vezes é preciso que alguém ore a Deus a fim de que Ele desperte o povo indiferente a orar e a se consagrar. Hoje, Deus precisa de Asafes modernos, que seja agentes de intercessão pelos cristãos indiferentes à oração e negligentes à consagração. O Salmo em consideração nos chama a atenção para agir em prol da espiritualidade do povo de Deus da atualidade. Quem se dispõe a interceder? A clamar por santificação? A motivar à espiritualidade do povo de Deus pela oração e exemplo como fez Asafe?
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...