sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O rei justo Salmos 72

Lições de Vida
O rei justo e o seu reinado eterno
Leia na Bíblia- Salmos 72
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

O senso de eternidade é inerente à natureza humana. A alma do ser humano constantemente anseia por algo bom e duradouro. O mortal aspira pelo imortal. A criatura almeja pelo Criador. O finito quer o infinito. A oração do Salmo 72, motivada pelos anseios humanos vinculados à inspiração divina, expressam continuidade de uma realeza com padrões morais elevados sem descontinuidade. Baseado em revelações do próprio Deus, o Soberano do Universo, as palavras do Salmo revelam um desejo por um rei e um reino que resistam ao tempo (vs. 5, 7, 17). Além disso, sendo um reino perfeito, o salmista almeja que seja ilimitado quanto ao território (vs. 8, 19). E, para que esses dois pontos acima sejam realidades, o coração do salmista profere votos de prosperidade e poder sobre e acima de todas as nações, as quais serão subordinadas a esse reino mundial ou Universal (vs. 3, 9-11, 15-16). O Salmista deixa transparecer os motivos de seus anseios por um reino assim: Para agir com justiça, equidade, bondade, misericórdia e compaixão em relação ao necessitado, carente de ajuda, de alimento e de proteção (vs. 1-2, 4, 6, 12-14); logicamente esse reino não pode ser regido por um pecador, mortal e imoral. Esse reino é o reino de Deus, regido por Ele mesmo (vs. 18-19). Seu reino será inaugurado, será eterno e justo... Hoje Ele procura por súditos, você aceita pertencer e Seu reino desde agora?

A vida no mundo seria totalmente diferente caso o Deus que rege o Céu regesse o coração da humanidade. Esse é o sentido da oração do “Pai Nosso” quando diz: “Venha Teu reino, seja feita a tua vontade assim na Terra como no Céu” (Mateus 6:10). O foco da leitura bíblica de hoje do projeto Reavivados por Sua Palavra é o Salmo 72; o qual foi considerado por alguns teólogos como “O grande Salmo do reino”. Ele é uma oração profética em prol de um Rei e Seu reino. O Salmista inicia sua petição profética com uma breve oração por seu sucessor (v. 1). Após essa breve introdução, ele descreve longamente as glórias de seu sucessor, o rei vindouro (vs. 2-17). E por fim, concluindo sua visão profética adora ao Deus que atende às orações concernentes a tal reino (vs. 18-20). Por mais que se tente aplicar a um rei terrestre e totalmente humano, tal cumprimento profético se estende ao Rei Messiânico, o Filho de Deus feito homem. Com Cristo foi inaugurado um reino pacífico, totalmente justo, misericordioso com os fracos e sofredores (vs. 2-4). Jesus é o Rei celestial que invadiu o reino das trevas para resgatar almas das mãos do diabo (v. 14). Jesus é Rei do Universo que se fez tão humilde a ponto de livrar todo necessitado que clamar, como também ao aflito que não tem quem o ajude (v. 12). Enquanto vivemos neste mundo devemos viver o reino da graça aguardando o reino da glória. O reino da graça é Cristo reinando em nosso coração enquanto estamos no reino das trevas.

Você é súdito do pecado ou de Cristo que morreu para libertar almas do pecado? A que reino você pertence, ao das trevas ou da luz, o de Satanás ou de Jesus? Você é servo (a) deste mundo ou do reino celestial? Se você é regido pelo pecado você não pode ser também regido pelo Espírito de Deus; se você pertence a este mundo e seus prazeres não pode também pertencer ao Céu e seus prazeres; se você pertence ao diabo e às suas obras é impossível também que faças parte do reino de Cristo e Sua igreja aqui na Terra. E uma coisa ou outra. O Soberano do Universo é Deus; porém o diabo sequestrou o Planeta Terra e seus a habitantes causando o maior desastre com suas insanidades administrativas. É por isso que devemos fazer como o salmista no Salmo 72, pedir a intervenção de Deus na administração deste mundo. O Salmo revela que onde Deus reina há justiça e honestidade, amor e bondade. A bem da verdade, o único meio para que haja justiça neste mundo injusto é imprescindível que Deus reine no coração de cada morador deste Planeta. Então ore para que Deus ocupe o trono de teu coração. Ceda a Ele o controle de tua vida. Aquele que permitir que Ele reine em Seu coração aqui na Terra, reinará com Ele nas mansões celestiais. Ele tem de ser o teu Rei aqui a fim de que estejas com Ele no reino dos Céus. Torne-se súdito do reino dos Céus, mesmo morando aqui na Terra. Deixe Deus ser Rei em teu coração!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...