sábado, 26 de outubro de 2013

Pedindo restaurações-Salmos 80


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 80
Mudando o rumo da vida
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Quando o povo se afasta de Deus para viver como bem lhe parece, buscando seu próprio interesse, certamente – como aconteceu com Israel no passado –, enfrentará, lá na frente, problemas de ordem espiritual, relacional, moral, emocional, social e econômico. Devido à indiferença do povo para com Deus, o resultado é obvio: destruição total. Asafe, no Salmo 80, constata que:
1. Quando o povo prefere o pecado antes que a Deus, não há resposta para orações (v. 4);
2. Quando o povo se afasta da proteção divina, Deus ainda preserva a vida; porém, viver sem Ele implica em sufocar-se em choros e sofrimentos (v. 5);
3. Quando o povo se afasta da comunhão com Deus perde a comunhão com o próximo e surgem inimizades, brigas, desprezos, humilhações e zombarias na sociedade, na igreja e na família (v. 6);
4. Quando o povo se afasta da direção de Deus, pessoas invadem a propriedade, privacidade e a vida alheia (v. 12);
5. Quando o povo se afasta de Deus perde as Suas bênçãos; nada dá certo, planos dão errado e os sonhos se vão pelo ralo (v. 16).
Baseado neste salmo há duas lições que todos precisam aprender, mais cedo ou mais tarde; são elas:
1) A vida sem Deus é um complexo emaranhado de aflição e desespero; e,
2) Em meio à dor e desespero é preciso reconhecer que só Deus pode restaurar qualquer situação. Então, antes que seja demasiado tarde, faça como o salmista: Volte-se a Deus e clame por restauração total (vs. 1-3, 7, 17-19).

Deus não está ávido para julgar tanto quanto está para salvar; portanto, quem O conhece não deveria estar ávido para pecar, mas ávido para buscá-Lo! Como seria bom se o mundo e até mesmo a igreja se conscientizasse de sua situação e elevasse a Deus esta oração: Ó Pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como um rebanho, que te assentas entre os querubins, resplandece perante Efraim, Benjamim e Manassés. Desperta o teu poder, e vem salvar-nos”. E, como seria maravilhoso se os afastados do rebanho do Senhor, tomassem a atitude de buscar a Deus e dizer-Lhe: “Faze-nos voltar, ó Deus; faze resplandecer o Seu rosto e seremos salvos”. Inicialmente estes versos iniciais do Salmo 80 se aplicam à restauração física de Israel, entretanto esta mensagem se aplica também à restauração espiritual; pois, devido à precária situação espiritual é que sobreveio o exílio ao povo de Deus. Interessante que no mesmo Salmo, por mais duas vezes se repete as palavras do verso 3, apenas com alguns acréscimos “Deus dos exércitos” (v. 7) e “Senhor Deus dos exércitos” (v. 19). Assim, a ideia é que o Deus todo-poderoso é Rei sobre todo o Universo, da Terra ao Céu e, para salvar o perdido, ainda que seja apenas um, Ele possui um exército para guiá-lo e protegê-lo durante o processo de salvação (veja Salmo 103:20-21 e Hebreus 1:14 onde se faz referência aos anjos que ministram em favor da salvação). Assim, se você buscar a Deus com Seu exército, não há como você se perder!

Contra fatos não se argumenta, você terá de aceitar ou rejeitar os ensinamentos do Salmo 80. Este mundo não tem absolutamente nada de bom, perdurável e nobre para oferecer a quem quer que seja; e, se por acaso houver, será para desviar pessoas da salvação. E, desviar-se do caminho da salvação implica em rejeitar de Deus a Sua proteção e bênçãos. A partir daí surgem rixas, discórdias, brigas, ciúmes, invejas, ódio, mágoas, conflitos e coisas semelhantes a estas no trabalho, no lazer, na igreja, entre vizinhos, amigos e familiares. No referido Salmo, o povo de Deus, atualmente identificado como igreja, é comparado a uma vinha. E, Deus é Quem cuida da vinha que Ele mesmo plantou com a Sua destra. Às vezes, Ele tem de podá-la a fim de restaurá-la. No entanto, como temos livre escolha de ser ou não ramos da Videira Verdadeira – que é Cristo; ainda que Deus queira restaurar-nos, Ele só o fará se a Ele clamarmos por restauração. Temos de clamar pela atuação de Deus em toda área da vida, a fim de que haja transformação em todos os aspectos, seja físico, social, financeiro, emocional e principalmente espiritual. Coloque Deus em primeiro lugar e todas as outras coisas serão transformadas. Ore imediatamente a Deus como fez Asafe: “Seja a Tua mão sobre o povo de Tua destra... então não nos apartaremos de Ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. Faze-nos voltar, ó Senhor dos Exércitos; faze resplandecer o Teu rosto, e seremos salvos” (vs. 17-19).

Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...