quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Proteção - Salmos 64


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 64
Proteção contra os inimigos
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O Salmo 64 é atualíssimo. Tendo por base as experiências passadas de Davi, este Salmo revela que o único refúgio eficaz neste mundo conturbado é a oração. No futuro, sem considerar o tempo de espera para a segunda vinda de Cristo, é a oração a única segurança e proteção para o remanescente que busca um refúgio seguro. Esse Salmo nos ensina a olhar para o futuro caótico com confiança. Embora nos faça vislumbrar o futuro aterrador devido às terríveis perseguições descritas no Apocalipse, também nos enche o coração de confiança, pois Deus irá intervir e com apenas uma lança deixará os inimigos feridos. O Salmo inteiro abrange aos inimigos de Davi, aos perseguidores e caluniadores, do qual, pedagogicamente extraímos os seguintes princípios de vida:
1. Quando pessoas te afligirem em tua inocência, clame a Deus a fim de que Ele te preserve dos injustos e cruéis planos que tramam contra ti (vs. 1-2). Se você ignorar a Deus e fizer justiça com as próprias mãos, serás tão ímpio quanto os ignorantes sem Deus.
2. Quando pessoas te caluniarem ou perseguirem, não fale mal delas a outras pessoas, não vá contar a teus pais, conte tudo a Deus (vs. 3-6). Se você espalhar aos outros, o problema se torna uma grande confusão; se contar a Deus, Ele terá a verdadeira solução.
3. Quando colocares tudo nas mãos de Deus, confie na revelação bíblica, de que a destruição deles logo virá se não se arrependerem (vs. 7-10). Deus é justo, sabe o que faz, e deseja o bem de todos, principalmente daqueles que dependem dEle.

O Salmo 64 possui um aspecto profético. Futuramente, quando o povo de Deus estiver passando por grandes perseguições no tempo do fim, quando ninguém poderá prever as terríveis armadilhas destrutivas das duas bestas de Apocalipse 13 que se unem contra o povo santo; só mediante o poder de Deus para proteger-se delas. Entretanto, Deus não assiste calado, distante, com os braços cruzados; Ele mesmo entra em cena e lança as tramas dos cruéis e criminosos perseguidores raivosos contra a própria cabeça deles (Salmo 64:3-4, 7-8; Apocalipse 16 e 17). Os poderes do mal poderiam até triunfar sobre o frágil e pequeno povo de Deus, e quase conseguirão seus objetivos, porém Deus irá intervir. Então, nos dias por vir, o remanescente usará este Salmo como uma oração diante das tribulações. Deus não perdeu até agora nenhuma batalha. Ele não entra em campo para perder a guerra. Assim, no tempo do fim, quando Ele agir, “todos os homens temerão; proclamarão a obra de Deus, e considerarão os seus feitos. O justo se alegra no Senhor, e nele se refugia; cantem louvores todos os retos de coração” – Com estas palavras o salmista encerra sua reflexão. Ao focar o futuro do mundo baseando-se em seu estado caótico e deplorável conclui-se que há como apoiar-se em humanos nem nos recursos da Terra; é preciso focar e confiar em Deus, a última e única esperança da humanidade. Apegue-se agora mesmo a essa esperança!

Há um grande conflito que percorre por todo o saltério, o hinário bíblico. O Salmo 64 revela o significado real e prático da doutrina do grande conflito que permeia toda a Bíblia, o qual trata de uma guerra espiritual, mas visível no reino material; de um lado Satanás e do outro Deus e Seu Cristo. No mundo, a humanidade está divida, uns servem a Deus, outros ao pecado; os que servem a Deus são odiados, desprezados e rejeitados pelos que servem aos pecados. Ao olhar à história mundial, o povo de Deus sempre foi massacrado, perseguido e odiado; a verdade é que os ímpios fariam o mesmo com Deus se tivessem acesso a Ele. Veja que, quando Jesus, o Emanuel, Deus conosco, veio aqui, tentaram destruí-lo atoa. Essa guerra é terrível, só acabará quando os ímpios forem destruídos completamente; esse dia será a reivindicação de Deus em prol dos fieis. A mensagem do Salmo em consideração apresenta o infeliz destino dos que não se posicionarem ao lado do bem, da verdade e de Deus. Os versos de 1 a 6 revelam a ousada impiedade dos perversos pecadores. Os versos de 7 a 9 revelam que Deus não deixará impune o que Seu caráter não tolera, por isso julgará o mal, a injustiça e as obras iníquas. Nesse tempo, os aflitos e perseguidos remanescentes de Deus, que vivem a piedade na prática, serão libertos da opressão, então haverá alegria e gratidão pela ação de Deus contra a injustiça (v. 10). Se ainda você está do lado que será derrotado, passe para o lado dos que vencerão. Não perca tempo, tome logo a tua decisão!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...