terça-feira, 1 de outubro de 2013

RPSP- Salmos 55


Reavivados por Sua Palavra #rpsp
Leitura Bíblica  - Salmos 55

Comentários: Garth Bainbridge
Desde suas primeiras palavras o salmo 55 apresenta um tom de urgência desesperada: "Escuta a minha, ó Deus, não ignores a minha súplica; ouve-me e responde-me!" (v. 1, 2a NVI). Davi fala de turbulência emocional: "Os meus pensamentos me perturbam e estou atordoado (ou: "em pânico", NEB*). [...] O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim." (v. 2b, 4,5 NVI).

Aqui temos um caso de extremo estresse, de grande ansiedade. O sofrimento de Davi não vem das ameaças dos habituais inimigos conhecidos. Muito pior: "Não era um inimigo que estava zombando de mim; se fosse, eu poderia suportar; nem era um adversário que me tratava com desprezo, pois eu me esconderia dele. Porém foi você, meu companheiro, meu colega e amigo íntimo! Íamos juntos adorar com o povo no Templo e conversávamos com toda a liberdade." (v. 12-14 BLH).

Isso lhe soa familiar? O nível de ansiedade que se pode sentir depende da percepção de quão ameaçadora a situação é, de quão significativo é o seu relacionamento com essa pessoa, e da lembrança de como foi tratar anteriormente com situações e ameaças semelhantes.

Geralmente a primeira reação é querer fugir e se esconder. E era assim que Davi se sentia. Ah, quem dera se ele pudesse voar como uma pomba para algum canto do deserto para se abrigar de tudo! Algumas pessoas habitualmente se afastam de qualquer conflito. Elas ficam paralisadas por ele e esperam que ele vá embora; Porém isso geralmente não acontece. Na melhor situação, apenas adiamos o confronto para outro dia.

Davi, ao invés de fugir da situação ameaçadora, entregou-a a Deus: "Eu, porém, clamo ao a Deus, e o Senhor me salvará. à tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. ele me guarda ileso na batalha, sendo muitos os que estão contra mim ." (v. 16-18 NVI)

Refletindo sobre a experiência de Davi, a congregação em adoração é incentivada a cantar: "Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado." (v. 22).

Aqui está um convite e uma promessa que dos quais você pode se apropriar. Quando seu dia de ansiedade chegar, você não tem que carregar o problema sozinho. Como Pedro escreveu mais tarde: "Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês" (1 Pedro 5:7 NVI).
*NEB=New English Bible
Garth Bainbridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...