quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RPSP-Salmos 78


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 77


Comentários: Gordon Christo
Os hinos nacionais despertam em nós sentimentos de patriotismo. Eles não precisam ser executados por uma banda de metais ou cantados por uma grande multidão para causarem impacto, embora a boa música ajude. As palavras de um hino nacional exaltam o país e nos lembram da sua grandeza.

Os hinos nacionais normalmente não mencionam os fracassos do país, pois pode ser contra-produtivo. No entanto, é exatamente isso que o Salmo 78 faz. Pior ainda, nele os fracassos de Israel são apresentados contra o pano de fundo dos maravilhosos atos de Deus que vez após vez os socorre.

Após a travessia do Mar Vermelho e da água brotar da rocha, Israel pecou por resmungar acerca do alimento. Quando Deus lhes deu o maná, eles queriam carne. Quando Ele deu-lhes carne de codorna eles comeram tanto a ponto de ficarem doentes. Mas Deus foi misericordioso e os perdoou sempre que se arrependeram.

O Salmo 78 é, na verdade, um hino nacional que relembra a rejeição de Efraim, do Norte de Israel, e a seleção de Judá como a tribo da realeza. O compositor no entanto, não antecipa a futura rejeição de Judá.

Nunca devemos nos orgulhar de sermos os escolhidos de Deus, porque ser a nação escolhida e fazer parte da igreja remanescente depende da nossa fidelidade. Deus não nos abandona, nós é que o abandonamos.

Gordon Christo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...