quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Saudades do templo- Salmos 84


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 84
Saudades do Templo
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O Salmo 84 é um poema de louvor esplendoroso e emocionante; o qual pode ser sintetizado a partir de suas três preciosas bem-aventuranças:
1. Bem aventurados os que habitam na casa de Deus (v. 4);
2. Bem aventurados os que dependem da força de Deus (v. 5);
3. Bem aventurados os que confiam plenamente em Deus (v. 12).
Ainda que passem pelo vale de Baca, ou vale de choro e lágrimas, certamente os pecadores na presença de Deus se sentem bem-aventurados. Por quê? São bem-aventurados porque os que habitam na casa de Deus podem louvá-Lo continuamente sem ser interrompido pela correria rotineira do dia a dia que afastam a alma de Deus (vs. 1-4); porque os que depositam a sua força em Deus terão o coração acalmado após passar pelos vales de tristezas da vida até chegarem a Sião, símbolo do Céu (vs. 5-7); porque quem confia em Deus plenamente sabe que Ele ouve a oração, contempla e protege o ungido, dá a graça e a glória sem negar bem algum aos que andam com Ele (vs. 8-12). Um encontro com Deus em Sua Casa é diferente de ter um encontro em Ele em tua casa. Do contrário, seriam sem sentido as palavras do Salmo. A verdade é que ter um encontro com Deus é mil vezes melhor que estar nos lugares mais excitantes, exuberantes e emocionantes do mundo. É ali que se recebe serenidade para agir com bondade na adversidade; capacidade para permanecer em silêncio como resposta às palavras provocativas; e, certeza de que logo o Senhor dos Exércitos, reinará desde Sião a todo o Universo.

Não confunda a tua casa com a Casa de Deus e nem a casa de Deus com a tua casa. Tua casa é tua casa, a Casa de Deus é a Casa de Deus. As duas coisas não são de forma alguma a mesma coisa; portanto, em cada casa você deverá ter atitudes diferentes. Da mesma forma com que você não faria o que quisesse na casa do Presidente da República – caso você tivesse acesso, e nem deixaria teus filhos fazerem o que quisessem, na casa de Deus também não, pois ela é muito mais importante que a casa do presidente. Pode ser que muitos não a considerem assim, mas o salmista considera bem aventurado aquele que mora na casa de Deus (Salmo 84:4). Além disso, ele demonstrou valorizar muito mais estar no pátio da Casa de Deus do que em qualquer outro lugar (v. 10). É por isso que o Salmo inicia com estes melodiosos versos: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos Exércitos. A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo”. Todos os que estão indiferentes, apáticos e distantes dos cultos na Casa de Deus aqui na Terra deveriam repensar se realmente querem ir para o Céu por amor a Deus ou para fugir do Inferno. Depois de refletir nisso, desperte a tua alma para um reavivamento e reforma espirituais na tua vida! A igreja é a ante-sala do Céu!

Ao passar pelos reveses desta vida aguardando a chegado ao Céu é preciso aplicar à alma algumas verdades durante a jornada. Verdades estas extraídas exclusivamente do Salmo 84, veja:
1. Almeje a presença de Deus mais do que a qualquer outra coisa, por mais importante e atraente que seja (vs. 1-2);
2. Tenha ao Deus onipotente como a tua única fonte de poder e força, não como tua última opção (vs. 4-5);
3. Tenha como teu alvo final da vida comparecer perante Deus para morar com Ele no Céu quando Jesus vier, sem nunca perder o foco com os desafios no vale e poços do percurso (vs. 6-7);
4. Tenha um plano contínuo de oração para que obtenhas de Deus proteção e unção nesta jornada (v. 8);
5. Jamais troque as glórias e a graça do Céu pelas desgraças e infortúnios do Inferno preferindo deixar o caminho da santidade para acampar nas tendas da impiedade (vs. 10-12).
As agruras desta vida nada mais servem ao cristão, senão fazer suspirar e ansiar pela revigorante presença de Deus e almejar morar perante Ele em Sua Casa Celestial; por isso, mesmo em meio ao sofrimento é bem-aventurado quem põe em Deus sua confiança. Onde está a tua confiança? Qual é o teu maior sonho? Tua maneira de viver neste mundo revela que você está indo para o Céu?
Heber Toth Armí

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...