quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Santidade de Deus- Salmos 99

Lições de Vida

Leia na Bíblia Salmos 99
A Santidade de Deus

Comentários do  Pr. Hebert T. Armí

Quem é Deus? O que Ele fará? Saiba mais lendo o Salmo 99! Suas palavras inspiradas descrevem a fidelidade de Deus ao Seu povo e também a cada pessoa individualmente, confirmando promessas e respondendo orações. Além disso, o salmista faz uma extraordinária descrição da glória de Deus, exorta a cantar e louvar e conclui demonstrando as vantagens de pertencer ao reino divino. Saiba quem é Deus:
1. Sua função: Reinar (v. 1)
2. Sua posição: Acima dos querubins (v. 1)
3. Sua amplitude: Sobremodo elevado (v. 2)
4. Sua influência: Grande e tremendo (v. 3)
5. Seu caráter: Santidade, justiça e equidade (vs. 3-4)
6. Suas exigências: Que seja exaltado como Deus e adorado ante Seus pés (v. 5)
7. Seu poder: Tremem os povos e abala a Terra (v. 1)
8. Sua regência: Seu reino é baseado na justiça e retidão, seus súditos experimentaram Sua justiça (v. 4)
9. Seu caráter: Atencioso às orações, perdoa pecados e vinga os impenitentes (v.
É por isso que o Salmo apela duas vezes: “prostrai-vos ante os escabelos de Seus pés, por que Ele é santo” (v. 5) e “prostrai-vos ante o Seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus” (v. 9). Tal prostração reverencial está ligada à intimidade expressa na expressão: “nosso Deus”. Viva hoje essa intimidade e experimente o reavivamento espiritual de tua alma!

Serão súditos do reino eterno aquele que se dispor a exaltar ao Senhor e prostrar-se ante o Seu santo nome. Logo os reinos corruptos deste mundo terão fim dando lugar ao reino sem fim do Deus soberano que estabelecerá Sua justiça neste mundo. O Salmo 99 apresenta ao Deus do Céu e da Terra, o Qual escolheu Israel como povo representante Seu ao resto do mundo (vs. 1-2, 4, 6-8) a fim de que todas as nações O reconheçam como único Deus verdadeiro e O adorem a fim de vivam (vs. 2-3, 5, 9). O Deus que reinará na Terra é o Deus soberano do Universo (vs. 1-3). Seu reino será justo em todos os aspectos (vs. 4-5) e todos os Seus atos serão fieis (vs. 6-9) devido a que Ele é santo (vs. 5, 9). É por isso que João Batista, pregava: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus” (Mateus 3:2). O próprio Jesus pregou o mesmo sermão (Mateus 4:17) enfatizando assim que, sem arrependimento do pecado não há santidade, portanto, não há salvação. Quem ama o pecado, a perversidade e o mal nunca entrará no reino celestial. É preciso amar o que Deus ama: a justiça (v. 4). Reflita: Sem arrependimento não há conversão e, sem conversão não há salvação; sem salvação não há santificação e, sem santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14). Será súdito do reino eterno só quem se dispor, no presente, a exaltar ao Senhor e prostrar-se ante o Seu santo nome. Logo, muitos se perderão!

O Salmo 99 promove no coração dos salvos esperança do reino eterno. Suas palavras focam o futuro, quando, no milênio, os fieis adorarão ao Deus sempiterno. Neste tempo, eles estarão com Cristo no Céu, partilhando o reino. É por isso que, nos versos poéticos do salmista, todos os que creem no advento de Cristo e focam suas esperanças em Suas promessas (adventistas são os que esperam esse evento) devem ser ativos, movidos pela certeza destas premissas. Deste modo, cada um dos súditos do reino divino, ainda aqui na Terra, deve sair a todo lugar convidando firmemente a toda gente a adorar, exaltar e a honrar ao Salvador e Criador que julgará tal mundo decadente (vs. 1-5). O fato marcante neste texto é que há um apelo a se voltar ao culto prestado, outrora, a Deus no Antigo Testamento, adotando o padrão de pessoas notáveis. Especificamente,
1. Deus almeja mais que frequência à igreja, Ele quer comunhão com cada membro de Sua igreja: Moisés, Arão e Samuel são inspirações à fé, intercessão e comunhão. Eles mantinham comunhão com Deus através da oração, portanto, são modelos de obediência aos santos mandamentos (vs. 6-7).
2. Deus espera mais que meros serviços na igreja, Ele quer pessoas que levem outros a obterem perdão dos pecados: Ao servir a Deus em prol do povo, os sacerdotes intercediam e obtinham respostas ao ponto do povo ter a Deus como perdoador (vs. 7-8).

É por isso que o salmista reitera a mensagem contundente do verso 5 ao concluir o Salmo. Assim, os últimos versos poéticos conclamam a você e a mim: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o Seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus”. Minha petição hoje: “Senhor, eu oro por todo aquele que agora lê esta mensagem a fim de que a Ti se consagre. Em Teu santo nome, amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...