sábado, 9 de novembro de 2013

Apelo para a justiça- Salmos 94


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 94
Apelo para a justiça de Deus
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Diante do mal que se alastra mui rapidamente não há como cruzar os braços ou ficar calado. Estudando o Salmo 94 percebi que em sua impaciência o salmista pergunta: “Até quando os ímpios exultarão?”. Na sua insistência ele diz a Deus: Exalta-te, ó juiz da Terra! Dá aos soberbos o que eles merecem”. Por que o salmista age assim? Porque os ímpios praticam impiedade, oprimem a maltratam os representantes de Deus e destroem aos desprezados e fracos (vs. 1-6). Além disso, eles toleram a injustiça, e, pensam que Deus tolera o mal (vs. 7-10, 20-24). Dentre os pecadores perversos, Deus atrai os pecadores sinceros; ao discipliná-los com amor e aliviando-os nos momentos críticos Ele quer salvá-los, pois Ele conhece os pensamentos de todos (vs. 11-13); além de não abandonar aqueles que aceitarem Sua disciplina, Deus recompensará a cada um que se entregar a Sua justiça (vs. 14-15); ainda, depois disso, Deus sustenta a Seus filhos colocando-os numa fortaleza segura (vs. 16-18, 22); por fim, Deus consola a Seu povo fortalecendo-o com esperança e coragem (v. 19). Deus quer tirar pessoas da miséria, do pecado, dos vícios, das garras do mal e transformá-las em instrumentos do bem. Ainda que nenhum de nós seres humanos sejamos santos ou perfeitos, Deus quer nos santificar a aperfeiçoar; basta aceitarmos Sua obra de redenção que produz restauração!

Há muita gente neste mundo que já não aguenta tanta maldade, injustiça e corrupção. O Salmo 94 trata da triste realidade do mundo, o qual está deixando seus habitantes em crises. O Salmista faz, de forma geral, a apresentação de dois pontos:
1. O terror da perseguição ao povo de Deus: Os perseguidores são alertados sobre o perigo ao que se expõe diante da tolice de seus maus pensamentos (vs. 1-11);
2. A paz e o consolo que os perseguidos precisam: Com base na promessa de Deus, os perseguidos são lembrados que suas aflições terão fim – o salmista diz isso com propriedade, pois ele mesmo experimentou a intervenção de Deus (vs. 12-23)
Ao relembrar as promessas de Deus, estudando e meditando em Sua infalível palavra, é possível perceber que a aflição consequente dos crimes dos ímpios é substituída pela confiança no poder, na graça, soberania e justiça divina. Este Salmo é uma oração em prol do juízo divino sobre os ímpios. Os justos, cansados de sofrerem neste mundo injusto, têm de clamar pedindo vingança contra os corruptos. Ainda que muitas religiões preguem um inferno eterno onde os perversos nunca morrerão, o Salmo revela que enquanto os justos estiverem sendo consolados, os ímpios estarão sendo destruídos. A verdade é que não devo perverter o que Deus fará, nem mesmo questionar o que Ele fará com os ímpios; é preciso agradecer, louvá-Lo e exaltá-Lo por prover uma solução para a salvação onde não havia nenhuma opção a não ser a destruição!

Deus julgará os perversos. Sabendo disso, o salmista clama por vingança a Deus (Veja Salmo 94). Deus irá vindicar os justos e executará os injustos. Em face das revelações divinas aos humanos, é importante exercer o poder de escolha e a sabedoria dada por Deus a fim de renunciar plenamente à arrogância e, então, se render à disciplina corretiva que faz as pessoas voltar-se para Deus (vs. 1-15). A justiça não vem do ser humano, vem do próprio Deus que é justo. Aqueles que aceitam a Jesus são revestidos com a Sua justiça. Estes não são justos por forças, habilidades e obras próprias, são justificados por Deus. Desta maneira, pecadores assim transformados em justos não serão abandonados por Deus nem lançados à disciplina executiva, a qual executa a sentença do pecado que é a morte (vs. 14-15). Estes serão lembrados por Deus e restaurados pela fé nEle e sua confiança absoluta nas palavras de Cristo. Que vantagem há em servir ao pecado além das graças (ou desgraças) do diabo? É extremamente mais importante servir a Deus a todo instante, pois, no fim, não importa o que se tenha enfrentado para estar ao Seu lado, haverá recompensa para o fiel cristão!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...