quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Hino de Gratidão- Salmos 92


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 92
Hino de Gratidão
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Por que no cabeçalho do Salmo 92 diz que era um cântico para o dia de sábado? Será que hoje não se poderia ler este Salmo, já que não é sábado? Este era um Salmo cultual, cantado pelos levitas durante a libação do vinho que acompanhava a imolação do cordeiro aos sábados pela manhã; entretanto, possui mensagens para os cristãos do século XXI a serem aplicadas durante os setes dias da semana.
1. Com uma doxologia sacra, o Salmo sugere um coração grato, preparado durante as atividades semanais, a fim de oferecer ações de graças, louvores e adoração ao Deus Criador (vs. 1-3);
2. As poderosas obras de Deus, das quais Ele descansou no sábado, são exaltadas e devem continuar sendo proclamadas pelos servos do Senhor do sábado como grandes e inescrutáveis (vs. 4-6);
3. Tendo como ponto de partida as obras da providência e as obras da redenção, devemos, nos dias atuais, cantar a Deus da Sua misericórdia e juízo, com uma tripla composição:
a) Os ímpios serão destruídos, ainda que por um pouco de tempo prosperem (v. 7), mas Deus será para sempre exaltado (v. 08)
b) Os que se exaltam serão humilhados, mas os que diante de Deus se humilham, Ele os exaltarão (vs. 9-10).
c) Os inimigos dos adoradores do Deus verdadeiro serão confundidos e consumidos (v. 11), mas todos os que alinham seu coração com o coração de Deus serão frutíferos, reavivados e salvos das consequências do pecado (vs. 12-15).

Há pessoas que exaltam a si mesmas, louvam aos seus feitos e as obras de suas mãos. Também há aqueles que exaltam a Deus, louvam-nO pelos Seus feitos e as obras de Suas mãos. Não há como pertencer aos dois grupos ao mesmo tempo; em qual deles você participa? O Salmo 92 é um testemunho inspirado em forma de poesia hebraica, objetivando louvar ao Senhor do sábado, o Criador; fato que o néscio não reconhece. Que boas razões existem para louvar a Deus?
1. A alegria com as impactantes obras de Suas poderosas mãos impulsiona os seres pensantes a adorá-lO (vs. 1-4);
2. A segurança, proteção e distinção que Ele faz dos que O exaltam em relação aos ímpios que se exaltam (vs. 5-9);
3. As bênçãos que fortaleceram física, emocional e espiritualmente aquele que O adora, O louva e O exalta (vs. 10-11);
4. O reavivamento que vigora todas as áreas da vida, sejam elas espirituais ou corriqueiras do dia a dia (vs. 12-15).
O louvar a Deus não é um ato de barganha ou um meio para receber bênçãos, é um ato de resposta diante de tantas bênçãos recebidas sem merecer; assim, os louvores devem ser atos humanos em resposta aos feitos divinos. Quem assim, adora a Deus, testemunha aos outros através da música sobre a magnífica atuação dEle na vida e na história humana. O louvor comunitário (na igreja) fortalece ao adorador para continuar firme no caminho que leva ao Céu e o capacita a testemunhar aos demais (de fora da igreja) da própria experiência de como o Deus justo e reto abençoa aos que O adoram.


Só quem louva a Deus sabe o quanto Ele é bom como é bom louvá-lO! Os salmos eram os hinos de louvores a Deus, os quais serviam como meio de conduzir a alma a um encontro com Ele e relacionar-se com Ele. Na jornada deste mundo para o Céu, o ser humano é peregrino na Terra, em que precisa estabilidade em seu andar diariamente; e o único modo de sentir-se seguro nas perigosas veredas desta vida é na companhia do autor da vida: Deus. O Salmo 92 é um chamado especial a mim e a você para louvar e adorar a Deus como meio de manter relacionamento constante com Ele; a fim de que a tua vida tenha sentido, significado e propósito nobres, que ultrapassem as mais altas expectativas daqueles que não creem em Deus. É maravilhoso louvar a Deus! É bom demais! O que não é bom é deixar para louvar somente na igreja, pois esta experiência maravilhosa precisa ser um estilo de vida diariamente. Louvar, salmodiar, cantar e adorar a Deus com a música significa transferir à vida diária a preciosa experiência espiritual que move o cristão a honrar, respeitar e exaltar Àquele que alegra a Seus filhos na Terra com Seus grandes feitos. Deus merece nossa devoção e adoração pelo fato de ter-nos feito e nos redimido depois de termos caído em pecado. Louve-O com todas as forças, vá à igreja cultuá-lO devidamente!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...