domingo, 24 de novembro de 2013

Imprecações contra o inimigo-Salmos 109

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 109
Imprecações contra o inimigo
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O ódio é cruel. A injustiça é fatal. A opressão é destrutiva. Veja algumas verdades que devem ser aprendidas do Salmo 109:
1. O ódio contra as pessoas de oração nasce no coração daqueles que se desviam da Palavra de Deus;
2. O ódio no coração dos ímpios se manifesta exteriormente de forma irracional contra aqueles que promovem o bem;
3. O ódio religioso é o pior tipo de ódio que pode existir no coração humano e é o ódio que mais caracterizou a história humana. Estude a perseguição contra a igreja, o remanescente de Deus; conheça os motivos por trás da inquisição, das torturas contra os cristãos, etc. e tire tuas próprias conclusões.
Mas, por que o mundo odeia, persegue e ataca os justos e fiéis a Deus? Não é porque eles causam medo na sociedade, ou porque fazem o mal; mas, simplesmente porque o mundo odeia e mataria a Deus, se fosse possível (Mateus 24:9). Quem vive a situação do Salmo em questão pede a Deus misericórdia para si (vs. 20-29) e justiça contra os opressores e maledicentes (vs. 1-19). Por fim, independente da situação o mais importante é render graças ao Senhor!

Qualquer pessoa que não se rende a Jesus experimentará angústia indescritível que resultará em crítica, raiva e ódio contra os bons, justos e servos de Deus. O ódio é irracional, age sem pensar, sem lógica e sem coerência. Aquele que pratica a justiça sofre. Aquele que ora busca a Deus (vs. 1-4), é condenado, acusado e humilhado pelo mundo (vs. 5-31). Veja:
• O primeiro assassinato da história humana resultou do ódio religioso. Caim matou seu próprio irmão por ter alimentado ódio religioso.
• Jesus foi pregado na cruz porque os líderes religiosos de Jerusalém alimentaram ódio religioso por Ele.
• Os apóstolos de Jesus sofreram perseguição e morte terrível devido ao ódio religioso pelos cristãos, existente na sociedade de então.
• Os mártires da Idade Média sofreram torturas físicas, psicológicas e morte porque o ódio religioso desse período era intenso.
• Na história, mais sangue tem sido derramado por causa do ódio religioso, do que por qualquer guerra que já existiu.
Os Salmos de imprecação como é o Salmo em questão pede a Deus que faça justiça contra os injustos, “que estejam os seus pecados sempre perante o Senhor, para que faça desaparecer da Terra a sua memória”, porque não é possível o pecador fazer justiça. Só Deus pode julgar, quando o ser humano tenta fazer justiça ele faz outra injustiça!

Diante das ameaças, opressões e maledicências o fiel servo de Deus deve pedir clemência. O Salmo 109 é um Salmo de imprecação, que pede a punição de Deus contra inimigos, opressores e injustos que promovem o mal e a destruição de inocentes. A lição que sobressai é que extravasar com Deus é bem melhor e mais correto que cometer um erro grave. O cristão verdadeiro não se vinga nunca, Ele pede a Deus por vingança. Diante de tantas coisas negativas colocadas pelo salmista (vs. 1-29) o Salmo conclui com as seguintes frases positivas: “Louvarei grandemente ao Senhor com a minha boca; louvá-lo-ei na grande multidão. Pois Ele está à direita do necessitado, para livrar a sua boca dos que o condenam” (vs. 30-31). Que estas palavras caracterizem a tua vida nesta semana desde hoje e que as seguintes lições sejam gravadas em teu coração:
1. Homens e mulheres de oração não têm sangue de barata, mas também não rebaixam para agir de modo vingativo como muitas vezes são tratados (vs. 1-5).
2. Se você estiver sendo injustiçado, dobre seus joelhos e relembre com Deus a futura punição eterna dos ímpios e a absolvição que resultará em vida eterna aos justos (vs. 6-20).
3. Saiba que tem pregadores mentirosos usando a Bíblia de forma errada, pois a Bíblia nunca prometeu um mar de rosas para quem ora; mas alertou que neste mundo injusto, os justos poderão sofrer muito (vs. 21-25).
4. Você deve permitir que Deus te ensine a usar toda e qualquer situação para exaltar e louvar o Seu maravilhoso nome (vs. 26-31).


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...