domingo, 3 de novembro de 2013

Lamentação- Salmos 88


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 88
Lamentação
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O Salmo 88 é um cântico de clamor diuturno ao Salvador, em meio à dor, à aflição e à beira da morte, cujo teor revela falta de luz no fim do túnel. A última frase da canção deprimente é “o meu amigo mais íntimo agora são as trevas”. O que este Salmo tenebroso, de autoria de Emã, tem a transmitir aos que vivem neste mundo tenebroso?
1. Por mais que pareça o contrário, é importante pedir que Deus nos ouça quanto não vemos luz no fim do túnel (vs. 1-2). O sofrimento deve ser alavanca à oração, nunca obstáculo!
2. É importante escancarar o coração a Deus reconhecendo os limites da força, habilidade e capacidade de enfrentar as vicissitudes da vida que conduzem à morte (vs. 3-5).
3. Creia que Deus tem o controle absoluto de tua vida e tudo o que Deus faz ou permite na vida de Seus filhos é para o bem (vs. 6-9). Deus não desperdiça nada na vida dos que O buscam.
4. As horas mais críticas da vida revela quem é você, revela tua determinação na adoração e na oração (vs. 10-12). É assim que se fortalecem as qualidades cristãs e arranca os defeitos pecaminosos; e isso dói!
5. Quanto maior e mais intenso o sofrimento, quanto menos forças para prosseguir teu caminho, mais importante do que nunca é orar mais intensamente (vs. 13-18).
Muitos mártires só viram fogueiras no fim do túnel, outros apodreceram na prisão por causa de sua determinação em servir ao Senhor, outros ainda foram degolados na guilhotina, outros apedrejados, etc., mas, todos eles deixaram um legado de fé e coragem, perseverança e determinação. E, você, que exemplo vai deixar: desistência ou perseverança?

Um Salmo escuro, pessimista, desesperador, angustiante, sem igual no saltério. O Salmo 88 começa com noite (v. 1) e termina com trevas (v. 18). O que temos de aprender de Emã, o salmista pessimista? Na Conferência Fiel realizada no dia 13 de outubro de 2013 para pastores e líderes, intitulada “O Deus Presente”, o Dr. Augustus Nicodemus falou sobre este Salmo intitulando-o: “O Deus Ausente”. Após uma explanação do mesmo, concluiu dizendo:
1. Muitos crentes de verdade, irmãos em Cristo, não conseguem encontrar alívio nesta vida em momento algum, pois a dor está sempre presente na vida deles.
2. O fato de que você é crente não quer dizer que estarás sempre feliz, contente o tempo todo neste mundo atribulado, injusto e tenso.
3. Deus não tem o compromisso de fazer com que os teus momentos de paz e tranquilidade durem a vida inteira em todos os momentos de tua vida.
4. Não existe melhor professor de oração do que a aflição, a dor e o desespero no sofrimento.
5. Deus nem sempre responde as oração imediatamente, nem sempre alivia a dor e o sofrimento, nem sempre Ele responde ao sofredor, pois nem sempre Ele age como queremos.
Por fim, Nicodemus disse: “Existe uma grande semelhança entre o sofrimento de Emã com o sofrimento do Messias na Cruz. Lá Jesus gritou algo parecido com o que o salmista gritou: ‘Deus meu, por que me desamparaste?’”. E, então apelou: “Não fique amargurado com Deus por causa do sofrimento. Nós somos discípulos do crucificado. Precisamos aprender a sofrer”.

Peculiar, singular, diferente e deprimente são as palavras que definiriam o Salmo 88, o único que, nas palavras de D. L. Moody, é uma “lamentação e oração individual completamente envolvidas em desânimo e desespero [que] termina sem uma resposta ou mesmo um vislumbre de esperança”. O mesmo Moody divide em quatro partes essa súplica agonizante:
1. O apelo do salmista (vs. 1-2);
2. As queixas do salmista (vs. 3-8);
3. A urgência do salmista (vs. 9-12);
4. O desespero do salmista (vs. 13-18).
O Manual Bíblico Vida Nova editado por David S. Dockery diz que o autor do Salmo seja o sábio Emã, o provável filho de Zerá em I Crônicas 2:6 (cf. I Reis 4:31). E, o comentarista F. Unger sugere que este Salmo é um profundo clamor de alguém aflito (vs. 1-7) aparentemente sem resposta (vs. 8-18), o qual retrata as tenebrosas experiências dos piedosos israelitas. A verdade é que, até mesmo os sábios, fieis e piedosos sofrem neste mundo tenebroso; por isso aguardamos a promessa de um Novo Céu e uma Nova Terra em que habita a justiça. Até lá, sejamos mantidos pela esperança e pelo Deus que nos fez tais promessas!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...