segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Promessas infalíveis- Salmos 89


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 89
Promessas infalíveis
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A mensagem que sobressai dos 52 versos do Salmo 89 é que Deus é Deus, toda a Terra pertence a Ele e Seus propósitos se cumprirão independente da condição espiritual do povo; pois, Ele é fiel a despeito da infidelidade dos que deveriam ser-Lhe fieis. Suas promessas são incondicionais; elas se cumprirão no futuro, independente das condições deploráveis em que o povo viva tal promessa. Certamente Deus não falha. Ele é misericordioso, amoroso, fiel e poderoso (vs. 1, 2, 5); Ele é incomparável (vs. 6-8) e Seu trono está fundado em Sua justiça e retidão (v. 14). Ele e o criador de tudo, governa sobre tudo e ninguém se Lhe opõe (vs. 9-13). Ele faz provisões e promessas que alegram ao povo (vs. 3-4, 15-39). O problema nunca está com Deus, mas com o povo que provoca a ira a Ele (vs. 38-45). Entretanto, apesar disso, Deus cumpri Suas promessas como se vê na vida do Messias, o foco deste Salmo. Conquanto o Salmo encerra apelando a Deus que se lembre de que a vida humana é curta, vazia, fútil e frágil (vs. 46-48), mas Seu amor nunca falha (vs. 49-52)... Ao contrario de muitos Salmos que iniciam com lamentações e suplicas, e encerram com celebração e louvor, o Salmo 89 inicia com celebração e louvor e encerra com lamentações e suplicas. Todavia, o que mais chama a atenção neste Salmo de Etã, o ezraíta, um provável irmão de Hemã, o qual compôs o Salmo 88, é a fidelidade de Deus a despeito da infidelidade de Seu povo. A fidelidade de Deus, neste Salmo, foi citada cerca de dez vezes, em que nota-se que o autor pretende enfatizar tal aspecto teológico mais do que qualquer outra coisa. Diante disso, qual será a tua atitude? Fidelidade ou infidelidade a Deus?

As promessas de Deus são sempre reais ainda que demore ou tudo conspire contra elas. O Salmo 89 apresenta a fidelidade constante de Deus em contraste com a constante infidelidade de Seu povo. A mensagem do Salmo revela que a promessa de Deus a Davi é de um reino ininterrupto (vs. 19-37). Entretanto, se a descendência de Davi não está mais no trono, o que dizer dessas promessas? (vs. 38-45). Deus se esqueceu de Seu povo e de Sua promessa quando a aliança com Davi parece correr risco? Além de o salmista destacar didaticamente o poder e a fidedignidade de Deus (vs. 1-37), sugere que a resposta final para as questões acima está no caráter de Deus. Além de Deus não poder mentir Ele é eterno (vs. 35, 36-37); por isso que, com base em Sua natureza, a promessa tem de cumprir-se no futuro independente das condições do presente (vs. 38-45). Então, o salmista Etã faz uma súplica a Deus, a qual deveria também ser a nossa (vs. 46-52). Sabemos muito bem que Deus é fiel, a frase “Deus é fiel” se encontra em adesivos colados em vários lugares; mas a questão então é: E você é fiel? Saber que Deus é fiel a despeito de minha infidelidade me toca a alma motivando-me a ser mais fiel ao Deus que nunca falha mesmo diante das minhas falhas? A primeira vinda do Messias é o cumprimento parcial deste Salmo, a outra parte se cumprirá na Sua segunda vinda, quando os salvos serão levados ao Seu reino; entretanto, independente de tua atitude, Ele virá e dirá aos fieis que estiverem a Sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34). Prepare-se para esse dia, pois Deus nunca falha!

No Salmo 89, sua linguagem, sua teologia e sua ênfase conduzem a uma ideologia: De um rei cujo reino seria estabelecido por Deus com caraterísticas sobre humanas. Assim, seu cumprimento profético se dá com a vinda do Messias. Embora a profecia seja aplicada a Davi, ela vai muito além dele, aponta ao Messias. A unção (v. 20), o domínio Universal (v. 25), adoção divina (vs. 21-24), a perpetuidade (vs. 3-4, 37), a justiça, a paz e a graça (v. 14), apontam para o Messias, a maior promessa divina. Dos versos 38 a 51 parece que há uma contradição com tal promessa; todavia, o desprezo ao ungido, as zombarias dos vizinhos, a vitória dos inimigos, o abandono na batalha fazem sentido na traição de Jesus, Sua prisão e Seu abandono pelos discípulos, Seu julgamento pelo Sinédrio por Pilatos e, depois Sua crucificação. Deus cumpre Sua parte, apesar de Seu povo não cumprir com a sua. A próxima promessa ligada ao reino tem o foco na segundo vinda de Cristo, independente de nossa atitude, Ele vai voltar! Mas, por que não se preparar desde já? Se Deus cumpriu parte da promessa, Ele cumprirá o restante. Se mesmo diante das falhas de Seu antigo povo Ele não falhou, certamente não falhará diante de nossas falhas. Jesus virá para buscar os que foram fieis a Ele, eu quero ir ao Céu com Ele, e você? O que fazemos no presente determinará onde passaremos a eternidade!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...