sexta-feira, 1 de novembro de 2013

RPSP - Salmos 86


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 86
Comentários:  Beatrice Neall

Em meio aos Salmos dos filhos de Coré aparece essa oração do próprio Rei Davi. Aqui temos um vislumbre da alma de um herói admirado por sua bravura e coragem.

Davi sente um constante e profundo desejo de se relacionar com Deus. Ele apresenta a sua grande necessidade e a grande misericórdia de Deus como razões para a garantia de que Deus irá ajudá-lo (vs. 1 e 5). Ele se considera santo, porque confia em Deus (v. 2). Ele clama ao Senhor por ajuda em suas provações, conflitos e perigos, pois confia na imensa misericórdia e bondade de Deus (vs. 5 e 15).

Davi não procura os deuses pagãos – “Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes” (v. 8). Ele vai a uma instância mais alta para pedir ajuda. (vv. 8-10).

Davi aguarda com expectativa o momento em que todas as nações se prostrarão diante do Senhor (v. 9). O apóstolo Paulo aplica essa homenagem a Jesus – “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” (Fp 2:10, NVI). João, o revelador do Apocalipse, expande o pensamento: “Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: ‘Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!’ ” (Ap . 5:13. NVI).

Em vista das grandes forças ao comando de Deus, os inimigos de Davi encolhem de tamanho – seja o gigante Golias, o invejoso rei Saul, ou ou até mesmo a guerra entre seus próprios filhos. Os problemas de Davi não cessaram (vs. 14-17), mas ele encerra com a certeza de que Deus está ao seu lado.

Senhor Deus, nas provações que enfrento, somente em Ti busco ajuda e conforto.
Beatrice Neall

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...